O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Dez discursos históricos pela paz

DISPONÍVEIS PARA CONSULTA NA BECRE, A PARTIR DE 04 DE MAIO DE 2010

Acabou de ser publicado o 2º volume de discursos do presidente norte-americano Barack Obama, por iniciativa da editora Fio da Palavra.
Se o anterior volume continha os discursos proferidos por Obama durante a longa campanha eleitoral que o conduziu à presidência, o novo livro contém os discursos do primeiro ano de presidência, incluindo a já célebres "Reflexões sobre primeiro dia de aulas" cuja versão publicada em jornal está afixada à entrada da BECRE.
«Dez discursos históricos» - "Contra a guerra do Iraque", "Sim, nós podemos", "O legado de Martin Luther King", "Um Mundo a uma só voz", entre outros.
«Dez discursos pela paz» - "Triunfo da esperança sobre o medo", "Por um mundo sem armas nucleares", "Sobre a guerra e a paz", "Reflexões para o primeiro dia de aulas", entre outros.
José Fernando Vasco

Mostra do Ensino Superior 2010 - Secundário e Profissional

A Câmara Municipal de Almada em colaboração com as Instituições de Ensino Superior, as Escolas Secundárias e Profissionais do Concelho, vai realizar a Mostra do Ensino Superior 2010 - Secundário e Profissional, entre os dias 5 e 8 de Maio.
A Mostra do Ensino de Almada 2010 apresenta-se como um espaço de conhecimento, oportunidades, partilha de experiências e aproximação dos cidadãos às escolas do ensino superior, secundário e profissional, estabelecidas no Concelho.
A edição deste ano compreende as ofertas educativas de cada Escola, com destaque para os projectos que estão a ser desenvolvidos em cada uma.
Esta iniciativa terá como palcos privilegiados o Fórum Municipal Romeu Correia, Praça da Liberdade, o Parque Urbano, e a Oficina de Cultura, espaços públicos da cidade de Almada, onde em Maio daremos a conhecer as propostas oferecidas ao nível local pelas Instituições de Ensino Superior, Ensino Secundário e Ensino Profissional.
Irão decorrer Ateliers dinamizados quer pelo Ensino Superior, quer pelo Ensino Secundário e Profissional, onde todos os alunos poderão experimentar o que se faz em cada instituição. Haverá também momentos de animação e um Encontro no dia 6 de Maio pelas 15H, na sala Pablo Neruda no Fórum Municipal Romeu Correia, onde se debaterá o tema Biodiversidade. Estará igualmente patente ao público uma exposição subordinada ao mesmo tema, localizada no Átrio do Fórum Romeu Correia, que dará a conhecer alguns projectos realizados pelas escolas acima referidas.

Fonte: CMA
Paula Penha

Colóquio "A aplicabilidade dos Sistemas de Informação Geográfica no Mundo Actual"

O Grupo de Geografia da Escola Secundária Cacilhas-Tejo informa que no próximo dia 4 de Maio de 2010, pelas 11.50 horas decorrerá no Auditório, um colóquio sobre "A aplicabilidade dos Sistemas de Informação Geográfica no Mundo Actual"
O Formador será o Dr. Rui Santos que exerce a sua actividade profissional na ESRI Portugal - Sistemas e Informação Geográfica
Esta Empresa trabalha em parceria, entre outras, com a National Geographic.
Teresa Sousa

Também existem museus de plantas - Herbário de Coimbra



Um herbário é uma colecção de plantas, desde pequenas algas (classificadas na actualidade como protistas) a grandes árvores. As plantas (ou parte delas) são prensadas e secas, montadas em folhas de cartolina (30x42 cm), identificadas, etiquetadas e dispostas ordenadamente segundo classificações internacionalmente reconhecidas. O Herbário do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra (sigla internacional: COI) possui uma colecção de cerca de 700.000 exemplares (isto é, folhas de herbário) - de longe a maior do país e a segunda da Península Ibérica.
Rosa Espada

Desmídias

As desmídias são atraentes algas verdes características de habitats de água doce e cuja forma do corpo é quase sempre bastante simétrica. São também unicelulares. Dado que exigem condições muito especiais de sobrevivência no meio aquático, constituem excelentes indicadores para a qualidade da água. Aqui, vemos um conjunto formado por espécies diferentes (estima-se que possam existir entre 5000 a 6000).
Rosa Espada

A educação clássica, "cara-a-cara", tenderá para uma educação à distância



A especialidade do filósofo Pierre Lévy (professor titular na Universidade de Paris-X Nanterre) é a cibercultura. Segundo Lévy, a humanidade tenderá a organizar-se cada vez menos em padrões formais e hierárquicos e a valorizar mais a aprendizagem cooperativa e a inteligência coletiva como nova forma de organização. Neste contexto, a Internet tem um papel fundamental como alicerce para esta democratização do conhecimento, na medida em que permite a diversidade e o pluralismo. A educação à distância é um modo de transmitir e democratizar o conhecimento num mundo que corre a galope em direcção a uma civilização global em contante mutação.

O livro mais conhecido de Pierre Lévy:


"Cibercultura"
de Pierre Lévy

Edição/reimpressão: 2000
Páginas: 288
Editor: Instituto Piaget
ISBN: 9789727712786
Colecção: Epistemologia e Sociedade

Rosa Espada

Walking With Dinosaurs - The Live Experience

Nos dias 14, 15 e 16 de Maio, no Pavilhão Atlântico, poderemos assistir a galardoada série da BBC - Walkin With Dinosaurs, num espectáculo ao vivo. Designers de renome internacional, trabalharam lado a lado com cientistas, desde a textura da pele ao briho do seu olhar para criar 15 dinossauros, de 10 espécies diferentes, em tamanho real.

Sessões
14-05-2010 19:45
15-05-2010 11:00
15-05-2010 15:30
15-05-2010 19:45
16-05-2010 11:00
16-05-2010 15:30
Idade Mínima 3 anos
Duração do espectáculo: 120 minutos
Sónia Lapa

Escola, Ensino e Instrução, segundo Olga Pombo


A Professora Olga Pombo foi a convidada especial da conferência "Desafios da Escola Hoje", realizada no dia 28 de Abril. Autora dos textos "O insuportável brilho da escola", "A Escola como Memória do Futuro" (sobre Agostinho da Silva) ou "Elogio da Transmissão", Olga Pombo com vasta experiência como docente, orientadora de estágio e investigadora, partilhou com os professores presentes o seu pensamento sobre o (necessário) regresso à instrução e à transmissão dos saberes, numa Escola que se preocupe primordialmente em ensinar.


A sessão começou com a intervenção da Srª Subdirectora da Escola, Professora Lurdes Gomes, que em nome da Directora Margarida Fonseca deu as boas vindas a Olga Pombo, agradeceu a disponibilidade da conferencista e destacou a importância da iniciativa, fruto de uma organização conjunta BECRE/ Grupo de Matemática.
Por seu lado, a Professora Ana Silva destacou quão importante para a sua formação académica e profissional foi Olga Pombo, enquanto sua Professora, orientadora de estágio e de mestrado. Para além de um resumo do percurso científico e académico da convidada, Ana Silva reiterou como para si foi (e é) importante a descoberta e o desenvolvimento do «amor pelo conhecimento».

Perante uma plateia atenta e por vezes surpreendida pela heterodoxia das suas posições face ao papel da escola, Olga Pombo defendeu, em contraposição às modernas teorias que têm dominado o pensamento pedagógico português nos últimos 30 anos, o regresso da Escola à Instrução, recuperando o seu histórico e civilizacional papel de transmissão do legado das gerações mais velhas às mais novas. Na sua opinião, o Ensino, núcleo fundamental da Escola, não se pode confundir com Educação, essencialmente uma tarefa da Família.

Reconhecendo as dificuldades que a sociedade ocidental hoje enfrenta, face a problemas como a dissolução do conceito tradicional de Família, Olga Pombo constatou que na Escola portuguesa dos inícios do século XXI, educar ocupa um destaque relativamente ao ensinar («inchamento da função educativa da Escola»), o que no seu entender deve ser revertido. 
Por outro lado, defendeu que a educação na escola funciona pelo exemplo: «A Escola educa pela sua estrutura organizativa e não necessita de perder tempo com discursos moralizantes.» 
O importante, aquilo que é a função da Escola, é o Ensino - «mostrar, dar a ver e, por vezes, demonstrar».

Após a exposição inicial da conferencista, alguns dos professores presentes colocaram questões relacionadas com o papel que a Escola deve desempenhar na "sociedade do conhecimento" - o que na opinião de Olga Pombo só reforça a importância do «papel cognitivo do Ensino»
As tecnologias da informação e a internet proporcionaram, como ferramentas, um muito maior acesso à informação, contudo desorganizada. A sua frase «o conhecimento é uma estrutura de bytes» provocou alguma agitação na plateia.
A avaliação dos alunos e dos professores foi outro tema de debate e, neste âmbito, Olga Pombo reiterou que ensino e avaliação são duas realidades distintas - esta última é normativa e só não é dispensável dada a necessidade de certificação.
No final da sessão, o professor-bibliotecário agradeceu à professora Olga Pombo pela partilha do seu conhecimento e propôs a consulta do artigo de Carlos Fiolhais "O Futuro dos Livros e das Bibliotecas".

Artigo relacionado:
As modas pedagógicas, por António Barreto 

José Fernando Vasco

Dia Mundial da Dança

Celebra-se hoje, dia 29 de Abril, o Dia Mundial da Dança.
A Companhia Nacional de Bailado, promoverá nos dias 29 e 30 de Abril,
no Teatro Camões pelas 21 horas,
a V Gala Internacional de Bailado, com a presença de primeiros bailarinos nacionais e internacionais.
Fonte:CNB
Sónia Lapa

Retropolitana: o novo álbum dos GNR

Após oito anos de pausa na gravação de temas inéditos, o novo disco dos GNR já tem nome: chama-se “Retropolitana”.

A primeira apresentação oficial acontece a 30 de Abril, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. O espectáculo tem início às 22:00. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam entre €15 e €25.
Sónia Lapa

«Troilo e Créssida» de William Shakespeare

Inédita em Portugal, a peça Troilo e Créssida, de William Shakespeare, estreia-se a 29 de Abril, numa nova produção do Teatro Municipal de Almada, dirigida por Joaquim Benite e José Martins. Escrita entre 1602 e 1603 – contemporânea de Hamlet, portanto –, a peça foi desprezada até finais do século XIX, sendo-lhe apontados desequilíbrios vários (seria uma comédia ou uma tragédia?) e, até, um recorte escandaloso.
A história do amor arrebatado entre o herói Troilo – o mais jovem dos filhos de Príamo, rei da cidade de Tróia – e a grega Créssida, que tem lugar numa Tróia já sitiada pelos gregos – é apenas uma das linhas que tece esta trama dramática, mais interessada em demonstrar a pusilanimidade do grego Aquiles, cuja recusa em combater custa a Nestor e a Ulisses persuasivos apelos a uma mudança de atitude.
A infidelidade de Créssida – personagem medieval que aqui se intromete –, o apagamento de Troilo e a morte de Heitor às mãos de Aquiles sinalizam a decadência de um mundo heróico, que tocou particularmente os encenadores contemporâneos, desiludidos com um Mundo de guerras e enganos sucessivos.

Estando a rainha moribunda (Isabel I de Inglaterra morreria em 1603), William Shakespeare escreve Troilo e Créssida, peça em que – segundo Peter Ackroyd, autor de Shakespeare/A biografia – «todas as certezas e crenças da vida de corte são tratadas como material para riso e humor negro. [...]
Troilo e Créssida é uma comédia selvagem e satírica sobre os temas do amor e da guerra, que trata ambos como falsos e volúveis. [...] As palavras de Shakespeare são magnéticas. Todas as partículas de uma cultura de corte decadente, um mundo decadente de heroísmo e nobreza individuais atravessaram o seu ser».

Tradução: António CONDE
Cenário e figurinos: Christian RÄTZ
Desenho de Luz: José Carlos NASCIMENTO
Intérpretes: Alberto QUARESMA, André ALBUQUERQUE, André GOMES, André LAIRES, André SILVA, Carlos PEREIRA, Carlos SANTOS, Celestino SILVA, Ivo ALEXANDRE, Jaime SOARES, João ABEL, Luís VICENTE, Luzia PARAMÉS, Manuel MENDONÇA, Maria FRADE, Mário SPENCER, Marques D’AREDE, Miguel MARTINS, Mónica DUARTE, Tânia SILVA

29 ABRIL a 16 MAIO 2010
Qua a Sáb às 21h30 - Ter e Dom às 16h00
Sex, 14 de Maio às 16h00
Adaptado de:ctalmada
Sónia Lapa

Livros no Parque

Com o Tejo ao fundo e sob o esplendor roxo dos jacarandás em flor, o Parque Eduardo VII volta a ser local de eleição para celebrar o prazer da leitura.
De 20 de Abril a 16 de Maio e com um horário alargado (das 12h 30m, nos dias de semana, e das 11h, ao sábado e domingo, até às 23h 30m), pode comprar livros mais baratos (está mesmo prevista uma happy hour - período durante o qual serão praticados descontos especiais, superiores ao do livro do dia que é de 40%) e ainda usufruir de uma variada programação cultural, da qual se destacam:
- Debates (sempre às 18h30m): "República e a Monarquia"-29 de Abril; "Hábitos de Leitura"-30 de Abril; "Bruxas, Vampiros, Zombies"-9 de Maio; "os Livros do Futuro, o Futuro dos Livros"-9 de Maio;
-Lançamento de obras e leituras ao vivo;
-Espectáculos teatrais e de marionetas de fio;
-Música ao vivo (durante a semana da 21h30 às 22h 15) com o quarteto de Nana Sousa Dias e os Kumpania Algazarra.
Para mais informações pode consultar:
http://www.feiradolivrodelisboa.pt/
http://es-es.facebook.com/feiradolivrolisboa
Fonte: Expresso
Bárbara Nabais

Desafios da Escola Hoje

Olga Pombo é a convidada especial da Conferência "Desafios da Escola Hoje" que acontecerá amanhã a partir das 17 horas na BECRE, numa organização conjunta com o grupo de professores de Matemática.
No seu site pessoal, Olga Pombo disponibiliza um conjunto de informações relativas ao seu currículo e ao seu "work in progress" bem como hiperligações para o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e para o sítio electrónico do Mestrado em História e Filosofia das Ciências. Olga Pombo permite-nos ainda a consulta de textos da sua autoria e de alguns dos seus alunos.
José Fernando Vasco

Discos de cobre e zinco depois de pernas de rã

A. Volta apresentando a pilha voltaica a Napoleão, Giuseppe Bertini (1825-1898)

A segunda metade do século XIX foi importante do ponto de vista do início de um estudo sistematizado das características básicas da electricidade. É por esta altura que o físico holandês Petrus van Musschenbroek (1692-1761) faz furor na Europa com a sua «garrafa de Leiden», que Benjamim Franklin (1706-1790) lança o seu papagaio de papel aos relâmpagos, e que animais como a tremelga (peixe torpedo), o gimnoto (enguia eléctrica) e as pernas de rã utilizadas em experiências por Luigi Galvani (1737-1798) parecem sugerir a existência de uma «electricidade animal».
Alessandro Volta (1745-1827) foi sensibilizado por estes momentos de extrema curiosidade em torno da compreensão dos fenómenos de natureza eléctrica, em especial pelos trabalhos de Luigi Galvani, e, no ano de 1800, este professor de física da Universidade de Pavia constrói a primeira bateria eléctrica de que há memória - a pilha voltaica.
Este gerador de corrente eléctrica constava de discos metálicos de cobre e zinco dispostos alternadamente, separados entre si por pedaços de pano embebidos em água acidulada (com ácido sulfúrico). Um arame de cobre corria desde o disco inferior até ao disco que se encontrava no topo. Entre o cobre e o zinco uma reacção química (electrólise) fazia com que fosse produzida uma corrente eléctrica contínua que se deslocava pelo arame (fio condutor) até que a energia química contida nos discos metálicos se esgotasse. Para obter uma corrente eléctrica mais forte bastaria empilhar mais discos de cobre e zinco (30, 40, 60 discos). Ou seja, construir uma pilha de maiores dimensões.
A Royal Society (Londres) foi informada por Volta sobre o invento por intermédio de uma carta escrita em francês, ao mesmo tempo que este se tornava cada vez mais popular no território europeu. Napoleão Bonaparte (1769-1821) manda Alessandro Volta deslocar-se a Paris para que lhe apresente a pilha de que todos falavam nos círculos científicos. A possibilidade de produção de uma corrente eléctrica contínua era um feito de tal forma notável, que depois de realizada a apresentação pedida o então primeiro consul de França nomeia Volta conde e senador do reino de Itália.
Hoje, em qualquer laboratório escolar de Química a pilha de Volta pode igualmente ser construída segundo a disposição simples mostrada na figura à direita colocada. A tina de vidro com uma solução de ácido sulfúrico (electrólito), as placas metálicas de cobre e zinco (eléctrodos/polos) e um fio condutor a ligá-las. Enquanto existir uma diferença de potencial entre os dois eléctrodos (determinada pelo grau de facilidade com que o cobre e o zinco libertam iões na água acidulada), a corrente eléctrica passará pelo fio condutor.
O professor Volta não poderia sequer suspeitar dos benefícios futuros que a invenção deste seu gerador eléctrico traria à humanidade. Ao procurar explicar melhor o facto da contracção dos músculos das pernas de rãs quando ligadas a um arco metálico, descobriu a maneira de produzir uma corrente eléctrica contínua.

Hiperligações:
Alessandro Volta (Wikipédia)
Carta de A. Volta, publicada em 1800 no periódico "Philosophical Trasactions" da Royal Society.
Pilha de Volta (vídeo, 8min 03s)

Rosa Espada

BOOK, uma invenção revolucionária


 Um vídeo no mínimo provocador de Leerestademoda
José Fernando Vasco

Os livros também se danificam. Como?

Uma informação para fazer frente aos factores ambientais que danificam os livros pode ser consultada numa simples, mas esclarecedora infografia:

Artigo relacionado: Se os morcegos lessem...
Rosa Espada

O Futuro dos Livros e das Bibliotecas, segundo Carlos Fiolhais



O blogue "De Rerum Natura [Sobre a Natureza das Coisas]" publicou no passado dia 15 de Abril um texto de Carlos Fiolhais intitulado "O Futuro dos Livros e das Bibliotecas"
Trata-se de um texto de comunicação do autor referido no Colóquio sobre Gestão Editorial, organizado pela Imprensa da Universidade de Coimbra. 
Recomenda-se vivamente a leitura deste texto, no qual o autor reflecte sobre as mudanças que a internet e o digital introduziram na nossa percepção do papel das bibliotecas. 
Curiosamente, o autor faz questão em citar a intimíssima confissão do guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards: «Quando somos jovens, há duas instituições que nos afectam fortemente: a igreja, que pertence a Deus, e a biblioteca, que te pertence.»
Muito obrigado, Isabel Braga (Prof.Bib. ES Monte da Caparica) pela partilha desta informação.
José Fernando Vasco

Para começar a construir uma biblioteca...

a
As árvores e os livros
a
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga, Herbário (Lisboa: Assírio & Alvim, 1999)

Jorge Sousa Braga nasceu em 1957, no concelho de Vila Verde, e é médico obstetra no Porto. Os seus cinco primeiros livros de poesia, publicados nos anos oitenta, encontram-se reunidos em O Poeta Nu (1991). É também notável tradutor, tendo traduzido para português poemas de Jorge Luis Borges, Matsuo Bashô, Li Po e Appolinaire.
Com a obra Herbário, um livro de poesia para crianças e jovens e que os adultos também gostam de ler, foi distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, sendo este também um dos livros recomendados pelo PNL.

Alguns títulos - O Poeta Nu (1991), 2.ª edição, Fenda Edições, Lisboa, 1999; Fogo Sobre Fogo, Fenda Edições, Lisboa, 1998; Herbário, Assírio & Alvim, Lisboa, 1999; A Ferida Aberta, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001; Pó de Estrelas, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004; Porto de Abrigo, Assírio & Alvim, Lisboa, 2005.
Adaptado de: Infopédia
Rosa Espada

Turmalina

A turmalina é um mineral que pode ter uma origem magmática, metamófica ou hidrotermal. A cor pode variar desde o negro (observado na figura) até ao incolor (variedade acroíte). Os cristais, quando observados em secção transversal, têm uma forma triangular com os vértices arredondados e apresentam um brilho vítreo ou resinoso. A dureza varia entre 7 a 7,5 (na escala de dureza de Mohs o valor máximo é 10).
Este mineral tem aplicações no campo da electrotecnia, dado ser fortemente pizoeléctrico (é capaz de gerar uma corrente eléctrica quando sujeito a pressões mecânicas); as variedades coloridas são trabalhadas como pedras preciosas.
Rosa Espada

Um Percurso, Dois Sentidos

A Colecção do MNAC - Museu do Chiado, Da Actualidade a 1850

«Quando, em 1994, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado reabriu ao público, a Colecção abrangia, essencialmente, o período compreendido entre 1850 e 1950. Desde então, o acervo do Museu foi sendo actualizado através de aquisições, doações e depósitos que permitiram constituir novos núcleos, incluindo obras de artistas de referência no panorama da arte portuguesa da segunda metade do século XX.
Esta exposição pretende fornecer uma perspectiva global da Colecção, traçando um percurso que parte da actualidade para uma retrospectiva da arte portuguesa moderna e contemporânea, tendo como limite temporal a década de 1850.
A montagem conjuga o critério cronológico com a representatividade autoral, ao mesmo tempo que assume o próprio espaço arquitectónico do Museu como elemento determinante na construção do discurso expositivo. Perante a inevitabilidade de o visitante percorrer as galerias em ambos os sentidos, a montagem procura explorar a reversibilidade da leitura cronológica. Ao colocar em destaque as últimas décadas do século XX, repartidas entre a Sala dos Fornos e a Sala Polivalente, o Museu assume também o carácter aberto da Colecção. O título da exposição, Um percurso, dois sentidos, evoca ainda a dupla missão do Museu: valorizar a dimensão histórica do seu acervo e, simultaneamente, acolher e divulgar as práticas artísticas contemporâneas.»
Helena Barranha
Directora do MNAC – Museu do Chiado

Exposição patente no MNAC - Museu do Chiado até 6 de Junho.
Endereço: Rua Serpa Pinto, 4 - Lisboa
Horários: Ter a Dom: 10h-18h
Telefone: 213 432 148 / Fax: 213 432 151
E-Mail: mnac-mc.divulgacao@imc-ip.pt
Acessos: Autocarro: 58 | Eléctrico: 28 | Metro: Baixa-Chiado (Linha Azul)

Paula Penha

25 de Abril na ESCT

A Escola Secundária Cacilhas-Tejo e a Associação "O Farol" comemoraram o 36º aniversário da Revolução dos Cravos no passado dia 23 de Abril, numa organização que contou com as preciosas colaborações de professores, alunos e comunidade envolvente. A celebração deste ano foi apoiada pela Associação 25 de Abril, Câmara Municipal de Almada e ARPIFC. Contando com as presenças de António Matos (CMA), Coronel Santa Clara (Associação 25 de Abril), Margarida Fonseca (Directora da ESCT), António Mota (O Farol), Rui Perdigão (Junta de Freguesia de Cacilhas), Natália Vicente (ARPFIC) e inúmeros professores, alunos e cidadãos cacilhenses e almadenses; as comemorações da Revolução dos Cravos – que a ESCT faz “ponto de honra” continuar a celebrar, nas palavras de Margarida Fonseca – contaram ainda com três momentos bastante apreciados pela assistência: a participação do Coro da ARPFIC, o momento de poesia (alunos Hugo Marques e Filipa Coutinho que declamaram António Boieiro e Sophia de Mello Breyner Andresen) e palavras cantadas por Francisco Naia. No âmbito das comemorações do 25 de Abril esteve igualmente patente uma exposição de cartazes alusivos a esse momento refundador da democracia portuguesa.


Intervenção de Coronel Santa Clara
(Ass. 25 de Abril) - excerto




Intervenção de António Matos
(vereador CMA) - excerto



Intervenção de Margarida Fonseca
(Directora da ES Cacilhas-Tejo) - excerto


Poesia declamada por
Hugo Marques (António Boieiro, Palavra Falada) e Filipa Coutinho



Vemos, Ouvimos e Lemos por Francisco Naia

 


José Fernando Vasco

Deolinda

O segundo CD dos Deolinda, Dois Selos e um Carimbo, sai a 26 de Abril. Deolinda é um original projecto de música popular portuguesa, inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais. Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo. Membros da banda: Ana Bacalhau, vocalista, Zé Pedro Leitão, contrabaixo, Pedro Martins e Luís Martins, guitarra clássica.
Fonte: myspace.com 
Sónia Lapa

Hubble - 20 anos

 
Parabéns, Hubble, pelos teus vinte anos em órbita
e pelas imagens e conhecimentos científicos que nos proporcionaste.

Dia da Terra: Falhámos a meta da biodiversidade para 2010. E agora?

O jornal Público, no seu suplemento especial dedicado ao Dia da Terra, destaca os sucessos e os fracassos relativos aos objectivos concretos "que tinham sido traçados para travar a redução da biodiversidade biológica". Sob a responsabilidade de Ricardo Garcia, diversos especialistas analisam "os onze objectivos [assumidos pelas Nações Unidas] que tínhamos de cumprir e o que estamos a fazer" acerca desta temática; é feito um levantamento dos "animais e plantas que estão prestes a desaparecer do país" (mais de uma centena!) e são apontados os "oito casos de sucesso e de fracasso em Portugal".
Alguns dos sucessos referidos são o regresso do falcão ao Alentejo e a foca-monge à conquista da Madeira e como exemplos de fracasso são apresentados os casos do adeus à águia-pesqueira e da mimosa, a árvore fora de controle.
Realçamos o artigo relativo ao objectivo 7: «Enfrentar os desafios das alterações climáticas e da poluição sobre a biodiversidade», da autoria de Miguel Araújo, cientista e um dos autores mais citados mundialmente; além do artigo acerca do objectivo 11:«Assegurar uma repartição justa e equitativa dos benefícios do uso de recursos genéticos», da autoria de Nicolau Ferreira.
Essencial para se criar uma consciência colectiva empenhada na defesa destes valores, torna-se fundamental a educação para o ambiente.
Fonte: Público
Títulos disponíveis para consulta
na BECRE



Bárbara Nabais
Conceição Toscano

Dia Mundial do Livro 2010



Caetano Veloso - Livros

José Fernando Vasco

Educação para tod@s


A Campanha Global pela Educação (Global Campaign for Education - GCE) é uma coligação internacional de organizações da sociedade civil e ONGs, de sindicatos do mundo educativo, centros escolares e movimentos sociais diversificados, comprometidos com o Direito à Educação.
A educação é um direito humano fundamental em si mesmo. A educação é essencial para o desenvolvimento humano e para garantir o gozo de outros direitos.
No entanto, o livre acesso à educação já não é considerado suficiente para garantir o direito à educação. Outros três requisitos devem ser tomados em consideração:

  • Oportunidades iguais.

  • Educação de qualidade.
  • Educação para o pleno desenvolvimento humano.
A educação é em si mesmo um direito e um dever. Para compreender melhor a obrigatoriedade da educação e a sua importância é importante confrontar as crianças com a realidade de outras crianças que não têm acesso à educação e constatar como essa privação pode afectar as suas vidas no presente e futuro.
A Semana de Acção de 2010 tem como tema “O Financiamento da Educação para Todos e Todas” e decorrerá de 19 a 25 de Abril.


Rosa Espada

Campanha "Livros com garantia"


Para as situações em que é comprado um livro e depois se verifica não gostar dele, a Editorial Presença lançou a campanha "Livros com garantia", que permite ao comprador devolver a obra que entretanto verificou não corresponder às suas expectativas.
Por enquanto não estarão abrangidos todos os títulos da editora, apenas os que tiverem o autocolante com o dístico da campanha na capa. O primeiro título a fazer parte desta campanha é "O Décimo Terceiro Conto" de Diane Setterfield. As condições de devolução são relativamente simples e podem ser consultadas no site da editora.

Adaptado de: Editorial Presença

Rosa Espada

Concurso de «Crónica/Narrativa Curta»


O Projecto Português com Vida convida os alunos de todos os graus de ensino e a comunidade educativa em geral a participar no CONCURSO DE CRÓNICA/NARRATIVA CURTA.
Gosta de escrever? Então informe-se na Página da Escola, no Centro de Recursos, na Sala de Professores ou aqui.
Se é aluno, informe-se junto do seu professor de Português ou consulte o Regulamento. PARTICIPE!

Projecto «Português com Vida»

Matemática em "Twist" - O Cubo de Rubik

Complementando o ensino do currículo de matemática
 com métodos manipulativos dinâmicos.

Segurando o Cubo de Rubik, torcendo e girando as peças, podem ajudar-se os estudantes de todas as idades a apreender conceitos matemáticos importantes, incluindo áreas, perímetros, volumes, ângulos, algoritmos, geometria algébrica, etc. Alguns professores estão também a usar o Cubo de Rubik para ensinar lições de vida e as habilidades do século 21, como: ter objectivos, seguir instruções, memorização, respeitar sequências, resolver problemas, desenvolver o pensamento crítico e adquirir perseverança.

Adaptado de: youcandothecube.com
Rosa Espada

Dia da História - 2010


O Dia da História é um concurso nacional de trabalhos de recriação de factos da História de Portugal, por equipas de alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário que, duma forma lúdico-pedagógica, em clima de festa, proporcione um aprofundamento do conhecimento da nossa História.
A escolha do tema é livre e pode abranger qualquer período da História de Portugal. É esperado um tratamento do tema que some rigor histórico à criatividade e imaginação. Os trabalhos apresentados devem ser originais, da autoria da própria equipa.

Candidaturas até 15 de Maio.

Consulte o Regulamento aqui.
Adaptado de: Forum Estudante
Rosa Espada

IndieLisboa'10: 22 de Abril-2 de Maio


Começa hoje o 7º Festival Internacional de Cinema Independente que decorrerá nas salas da Culturgest, S.Jorge, Londres e City Alvalade.

A riqueza do programa do IndieLisboa 2010 começa logo a mostrar-se na primeira noite. A abertura oficial dá-se com o documentário-ensaio de João Canijo sobre o Portugal salazarista, "Fantasia Lusitana" (São Jorge 1, 21h30; repete quarta, 28, às 16h15, no São Jorge 3), mas a verdadeira inauguração dá-se com "Greenberg", de Noah Baumbach (Culturgest, Grande Auditório, 19h00). Ambos estreiam em sala na próxima semana, e quem quiser partir à descoberta pode dedicar-se aos mistérios da criação cinematográfica.

"L'Enfer d'Henri-Georges Clouzot", de Serge Bromberg e Ruxandra Annonier, reconstitui um dos mais míticos filmes inacabados da história do cinema francês (São Jorge 3, 21h30; quarta, 28, à meia-noite); "It Came from Kuchar", de Jennifer Kroot, traça o percurso de dois veteranos do cinema outsider/underground (São Jorge 3, 23h45; repete segunda, 26, à meia-noite); Abel Ferrara vê Nápoles em "Napoli, Napoli, Napoli" (Culturgest, Grande Auditório, 22h; repete segunda, 26, às 21h45, no São Jorge 1).

Em alternativa, o espectador pode ir directo ao arranque da competição, com a primeira longa de Sarah Leonor. "Au Voleur" (Londres 1, 21h45; quinta, 29, às 18h30) carrega o peso de trazer a última interpretação de Guillaume Depardieu, falecido entre a rodagem e a estreia deste romance impulsivo entre um ladrão e uma professora que começa (literalmente) por acidente.

Fonte:J.M. (PÚBLICO)
Sónia Lapa

A Melodia do Adeus

Título Original: The Last Song
Intérpretes: Miley Cyrus, Liam Hemsworth, Bobby Coleman, Hallock Beals, Nick Lashaway, Carly Chaikin, Nick Searcy, Kate Vernon, Kelly Preston, Greg Kinnear
Realização: Julie Anne Robinson
Género: Drama
Origem: EUA

Baseado no mais recente romance do autor best-seller Nicholas Sparks (“Um Momento Inesquecível”, “O Diário da Nossa Paixão”) A MELODIA DO ADEUS centra-se numa pequena cidade costeira no Sul onde um pai separado (GREG KINNEAR) tem a oportunidade de passar o Verão com a sua relutante filha adolescente (MILEY CYRUS), que tudo o que queria era estar em casa, em Nova Iorque. Ele tenta aproximar-se novamente da filha através da única coisa que têm em comum – a música – numa história sobre a família, a amizade, os segredos e a salvação, que foca ainda os temas do primeiro amor e de segundas oportunidades. O filme é realizado por Anne Robinson, a partir do argumento de Sparks e Jeff Van Wie.
Disponível na BE-CRE
Sónia Lapa

Dossier de Psicologia: um Espaço Multidisciplinar

Encontra-se disponível na nossa BE / CRE, a Revista de Humanidades e Tecnologias nº4/5: Dossier Psicologia. É uma edição da Universidade Lusófona de Humanidades, dirigida por Fernando dos Santos Neves, contendo ensaios, documentos e dossiês dos quais destacamos os seguintes:

- Em busca da esmeralda perdida - stress e qualidade de vida na contemporaneidade de Artur M. Parreira .
- Lusofonia/lusografia na viragem do milénio de José Luís Fontenla.
- A emergência do factor social na teoria e prática da psicologia vocacional de António M. Diniz.
- Psicologia criminal e do comportamento desviante: da compreensão à intervenção juspsicológica de Carlos Alberto Poiares.
- Psicologia do desporto e das actividades físicas: no caminho da afirmação criam-se oportunidades de João Antunes, Marina Carvalho.
- Aprender a lidar com as dificuldades emocionais: o centro de acolhimento para estudantes de Américo Baptista, Ana Pereira, Marina Carvalho, Fátima Lory, Rita Santos.
- Um relance sobre a adolescência: perspectiva sociológica e social de Daniel Sampaio, Pedro Frazão e Susana Tereno.
- A guerra dos sexos: do eterno feminino ao eterno masculino de Maria Manuela Costa.
- Lusofonia: mitos, realidades e potencialidades de António de Almeida Santos.
- Sentidos e des-sentidos da lusofonia e da CPLP de Fernando dos Santos Neves.

Conceição Toscano
Sónia Lapa

Estreias no Cinema: Confronto de Titãs


CONFRONTO DE TITÃS
Título original: Clash of the Titans
De: Louis Leterrier
Com: Liam Neeson, Ralph Fiennes, Sam Worthington, Alexa Davalos
Género: Acção, Aventura
Classificação: M/12
EUA/GB, 2010, Cores, 103 min.



Perseus (Sam Worthington), apesar de ter sido criado por humanos é, na verdade, um semideus, fruto do amor entre a mortal Danae (Tine Stapelfeldt) e Zeus (Liam Neeson), o rei dos deuses do Olimpo. Quando Hades (Ralph Fiennes), deus do submundo e irmão de Zeus, decide matar a família adoptiva de Perseus, este, em busca de justiça, jura vingar-se eliminando Hades e todos os que atravessarem o seu caminho. Mas o destino de Perseus é muito mais grandioso do que uma simples vingança e, liderando um grupo de soldados, terá que unir esforços com o seu pai e derrotar Hades e Kraken, o seu colossal monstro marinho, antes que a fúria destruidora dos deuses atinja todo o género humano...
Louis Leterrier assina o "remake" do filme "Clash of the Titans" (1981), de Desmond Davis, numa nova adaptação cinematográfica de um dos mais famosos mitos gregos.

Fonte:cinecartaz.público
Sónia Lapa 

«A cirurgia do prazer» de Miguel Almeida


Lançamento: 
28 de Abril de 2010 - 20:00 horas, no auditório da ES Cacilhas-Tejo
 Livro disponível para consulta na BECRE
a partir de 29 de Abril de 2010

Estreias no Cinema: Dorian Gray

DORIAN GRAY
Titulo original: Dorian Gray
De: Oliver Parker
Argumento: Toby Finlay
Com: Colin Firth, Ben Barnes, Rebecca Hall
Género: Drama
Classificacao: M/16

GB, 2009, Cores, 112 min.

Londres Vitoriana, meados do séc. XIX. Possuidor de uma beleza quase sobrenatural, o jovem Dorian Gray (Ben Barnes) seduz todos os que o cercam. Quando conhece o Lord Henry Wotton (Colin Firth), este fica imediatamente subjugado ao seu encanto, arrastando Dorian para os prazeres e modo de vida hedonista do submundo londrino, onde a moralidade se submete à eterna busca dos prazeres. O fascínio de Henry é tal que solicita a Basil Hallward (Ben Chaplin), amigo íntimo e artista da alta sociedade, que use Dorian como modelo de uma pintura, de modo a poder perpetuar aquela perfeição. Quando o jovem e inocente rapaz se depara com a magnificência do seu próprio retrato, pede um desejo que irá alterar, para sempre, o curso da sua vida: troca a própria alma pela beleza eterna, fazendo com que seja o retrato, e não ele mesmo, a sofrer a acção do tempo. Todavia, a sua beleza estará para sempre amaldiçoada e, apesar de uma vida inteira em busca da felicidade, Dorian apenas encontrará prazeres fortuitos e permanente insatisfação. Depois de duas anteriores adaptações cinematográficas de Oscar Wilde ("Um Marido Ideal" e "A Importância de Ser Ernesto"), Oliver Parker chega-nos com esta adaptação do romance gótico "O Retrato de Dorian Gray".

Disponível para consulta na BE-CRE
Sónia Lapa

Dias da Música em Belém´10 - As Paixões da Alma

Centro Cultural de Belém
23.24.25.ABRIL

Em 1649, ano em que parte para Estocolmo a convite da rainha Cristina da Suécia, René Descartes (1596-1650) publica o "Tratado das Paixões", correntemente conhecido como "As Paixões da Alma". Descartes aprofunda aí a sua especulação sobre o pensamento humano, desmistificando a crença de que os sentimentos se localizavam no coração e insistindo em que é o cérebro que comanda todas as manifestações exteriores das paixões da alma, e contribui para uma longa tradição de tentativas de sistematização das paixões.
Dos artigos 53 a 67 enumera todas as paixões, mas no artigo 69 sustenta que há apenas seis “que são simples e primitivas”. Todas as outras derivam destas. Ei-las: a admiração, o amor, o ódio, o desejo, a alegria e a tristeza.
PREÇOS
Concerto Inaugural > 10€ (galerias 5€)
Grande Auditório > 8€ (galerias 5€)
Todas as outras salas > 6€;
Sala Amália Rodrigues e concertos para as Famílias 4€
Bilhete de entrada no recinto 3€ - Permite o acesso apenas às actividades complementares: concertos nos espaços Música Livre, encontros com os artistas Aqui há conversas... (Sala de Leitura), venda de livros e CD e zonas de restauração.
Não há descontos.

Fonte: CCB

Disponível na BE-CRE

Sónia Lapa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo