O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Mostra do Ensino Superior, Secundário e Profissional 2013»: a participação ESCT


A «Mostra do Ensino Superior, Secundário e Profissional» de Almada conta, mais uma vez e em 2013, com a participação da ES Cacilhas-Tejo.
Publicam-se algumas fotografias do evento bem como o texto que consta do painel. Na tenda montada na Praça da Liberdade, o visitante poderá visitar os diversos stands, entre eles o da ES Cacilhas-Tejo onde estão patentes diversos trabalhos de alunos.



A ESCOLA SECUNDÁRIA DE CACILHAS-TEJO PROMOVE:

* a inserção dos alunos na comunidade escolar e a sua participação na vida da Escola e da comunidade envolvente;
* o desenvolvimento das suas competências sociais em múltiplos contextos e situações.


O seminário “Cidadania e Participação Democrática” (promovido anualmente pela Direção para delegados de turma), o projeto “Tutorias”, o acompanhamento próximo por professores e assistentes e a colaboração de entidades e associações da comunidade local; proporcionam aos alunos momentos formais e informais de aprendizagem de convivência em sociedade e de participação cívica ativa.

A ESCOLA SECUNDÁRIA DE CACILHAS-TEJO PROPORCIONA:

* equipas de professores com experiência, formação e capacidade de trabalho e iniciativa;
* projetos e atividades de extensão cultural e de formação para a cidadania, no respeito pelos valores do primado do conhecimento, da preservação do meio ambiente, da solidariedade e da paz, numa perspetiva antropo-ética;
* recursos materiais e outras condições necessárias para a realização de projetos e trabalhos escolares.

Os diferentes projetos coordenados por professores/técnicos especializados - “Mini Fórum Estudante”, “Litoesfera Viva”, “Desporto Escolar”, “SOS Prevenção”, “Experimentar a Brincar”… - e os recursos disponibilizados em sala de aula/Biblioteca Escolar; proporcionam aos alunos o acesso à informação, bem como a oportunidades de desenvolvimento e concretização de projetos, atividades e trabalhos escolares, em prol da construção de conhecimento, da utilização de técnicas e recursos, da expressão criativa, da intervenção cívica e do prosseguimento de estudos e/ou inserção na vida ativa profissional.

A ESCOLA SECUNDÁRIA DE CACILHAS-TEJO RECONHECE:

* a expressão da criatividade; 
* o mérito e a excelência.

O mérito no desempenho escolar dos alunos e a excelência da sua participação em concursos nacionais e internacionais – “Olimpíadas da Matemática/Ambiente”, “Grande C”, “Young Criative Chevrolet”… - em projetos “Comenius” e em eventos de carácter escolar, local ou nacional – “Mini-Fórum Estudante”, “Comemorações do 25 de Abril”, “Mostra de Escola”, “Semana da Juventude”, “Futurália”; são reconhecidos através da atribuição de diplomas e da divulgação externa de projetos e trabalhos desenvolvidos.

José Fernando Vasco



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo