O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Visita a Queluz, Sintra e Cascais


No passado dia 4 de Dezembro, formandos das duas turmas dos Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas («Português Para Todos»), respectivos formadores e duas docentes dos cursos EFA que integram o projecto “O Eu e o Outro – Olhares entre Culturas” tiveram a oportunidade de visitar o majestoso Palácio de Queluz. Para diminuir a distância, uma das formandas da Moldávia presenteou-nos com música típica do seu país.
Já na fantástica vila de Sintra, todos se deliciaram com a atmosfera peculiar do local. A visita ao Palácio da Vila transportou-nos para tempos remotos, o que muito agradou a todos. Antes da hora da confraternização para almoço, houve ainda tempo para alguns formandos fazerem uma visita no típico comboio que percorre zonas características de Sintra. Depois do almoço, não poderia faltar a incursão pelo mundo da doçaria, pelo que todos ficaram a conhecer os travesseiros e as famosas queijadas de Sintra.
Seguidamente, a visita à Boca do Inferno deixou os participantes encantados. Na viagem de regresso, todos tiveram hipótese de admirar a singularidade de Cascais e do Estoril, bem como toda a maravilhosa linha do Estoril, tendo sido destacados monumentos e pontos de interesse, tais como o Forte de São Julião da Barra, as instalações da NATO (Oeiras), os fortes da Giribita e de São Bruno (Caxias), o Aquário Vasco da Gama (Dafundo), a Torre de Belém, o Centro Cultural de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio de Belém, entre outros.
Ao atravessarmos a ponte, enquanto o Cristo-Rei nos estendia os seus braços calorosos, a visão do famoso e elegante transatlântico de 90 mil toneladas, o Queen Elizabeth, transportou-nos para o mundo do sonho.
No final da viagem houve ainda lugar para captar mais umas fotos, conjuntamente com o simpático motorista da Câmara Municipal de Almada, entidade sem a qual esta visita não teria sido possível.

Hiperligações:
Programa Português para Todos


José Lourenço Cunha
Maria João Alvarez

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo