O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

As mãos na Body Art

  

A Body Art é um movimento artístico que teve o seu início nos Estados Unidos da América e na Europa na década de sessenta e inclui formas de arte feitas sobre o corpo humano, que constitui o seu principal meio de expressão. Este tipo de arte tem como referências importantes os “velhinhos” Surrealismo, Futurismo e Dadaísmo, vanguardas da primeira metade do século XX.
Alguns pintores que trabalham em Body Art: Youri Messen-Jaschin, Jana Sterbak, Rebecca Horn, Javier Perez, Vito Acconci.

Hiperligação:
Rosa Espada

Ver Pintura II - «Bouteille et poisons», Georges Braque, c.1910

Bouteille et poisons, Georges Braque, c.1910
As qualidades tonais desta pintura de Georges Braque (1882-1963) foram utilizadas para reconstruir as formas de modo a que estas se apresentassem à frente do plano do quadro e não atrás dele.
A garrafa mencionada no título é reconhecida no topo esquerdo da pintura e os peixes encontram-se próximo do centro da composição. Caso Braque não tivesse utilizado as diversas tonalidades dentro de cada cor utilizada, os objetos não seriam identificáveis porque as suas formas tridimensionais não passariam de um conjunto de formas geométricas, com as suas arestas posicionadas segundo diferentes ângulos.
Cézanne e Picasso utilizaram métodos similares ao descrito quando experimentaram novos modos de expressar nas pinturas a relação entre as formas e o espaço. Ao destruir a estrutura figurativa das formas para depois as reconstruir fazendo uso de diversos tons, Braque colocou em prática um dos princípios da pintura cubista de caráter analítico.
Se observarmos a parte da pintura que se apresenta plana, conseguimos verificar que existe uma linha do horizonte imediatamente atrás da natureza-morta, tanto do lado direito, como do lado esquerdo, embora esta última esteja posicionada mais acima. E se observarmos agora a zona central do quadro, verificamos que existe uma ligeira aplicação da perspetiva com um ponto de fuga.
Existe uma considerável ambiguidade na imagem pintada porque não conseguimos descobrir em que é que se apoia a natureza-morta, nem perceber qual o fundo do quadro e a posição da cena em relação com o espaço envolvente. Também não existe uma única fonte de luz, mas quatro: vinda do lado esquerdo, do lado direito, de frente e de trás. E foi isto que permitiu ao artista fazer as gradações de tonalidade capazes de definir as formas em função do conceito cubista.
No passado, estas variações de tonalidade foram quase sempre utilizadas para transmitir a natureza tridimensional das formas. Por outro lado, a pintura de naturezas-mortas também representa um tema tradicional. Mas no início do século XX, Braque inovou a pintura com Bouteille et poisons fazendo o mesmo. Como? De outra maneira.

A garrafa e os peixes (amarelo), a linha do horizonte e as linhas de fuga (verde),
a separação entre tonalidades diferentes (azul).
Hiperligações:
Georges Braque - Wikipédia
Rosa Espada

Locais de Portugal VII - Castelo de Vide



José Fernando Vasco

Grandes Autores de Ficção Científica II – Aldous Huxley (1894-1963)

Foi em França que o escritor inglês Aldous Huxley escreveu o seu livro mais conhecido - o romance futurista Admirável Mundo Novo (1932) -, que utiliza a ficção científica para nos apresentar uma sociedade hierárquica, exageradamente mecanizada e dominada pela manipulação genética. Foi ainda por intermédio desta obra de ficção científica que o escritor obteve fama internacional ao estabelecer com ela uma visão pessimista sobre a criação das sociedades tecnológicas. Em Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley descreve uma sociedade perfeita dominada por um único governante e com castas que desconhecem o conceito de família e de moral. O estado distribui aos cidadãos uma droga chamada “soma”, que faz com que todos os habitantes levem uma vida calma e disciplinada. No entanto, a estranheza desta sociedade, que vive permanentemente em estado de doping coletivo, envolve mais situações insólitas: 1. o estado proporciona cinemas onde a plateia é ligada a terminais sensoriais que permitem acompanhar os filmes conhecendo as sensações, os paladares e os cheiros que saem diretamente da tela; 2. o sexo é dividido em duas partes, uma para fornecer prazer, considerada livre desde que não houvesse cópula (cada casal liga-se a terminais especiais, transmitindo um ao outro as sensações do sexo através da mente e não do corpo) e, a outra, com o objectivo de procriação, embora dependente de uma autorização estatal; 3. as crianças são geradas no interior de provetas e precocemente adaptadas a situações profissionais futuras: por exemplo, aqueles que vão trabalhar como mineiros efectuam todo o desenvolvimento embrionário numa sala às escuras, e os que serão soldados são ensinados através de eletrochoques a não apreciar a natureza, as flores, nem os animais selvagens.
Para além deste romance, Aldous Huxley publicou contos, poesias, literatura de viagem e roteiros para filmes. A quase cegueira com que conviveu durante toda a sua vida impediu-o de ter sido médico, mas não escritor.

Hiperligações:
Aldous Huxley - Wikipédia
Admirável Mundo Novo - texto em PDF


Editora: Livros do Brasil
Coleção: Dois mundos, nº25
Preço: ~12,50 €

Rosa Espada

Locais de Portugal VI - S. Pedro de Moel



S. Pedro de Moel, 2004-2009

Fotos:

José Fernando Vasco, Mário Neves

José Fernando Vasco

Ver Pintura I – «Le Grand Vent», Auguste Renoir, c.1872

Le Grand Vent, Auguste Renoir, c.1872
O Impressionismo, do qual a obra pictórica Le Grand Vent é um exemplo, foi fundamentalmente uma pintura da luz e da atmosfera, observadas num particular momento do dia. Sabemos agora que este tipo de pintura “ao ar livre” não foi assim tão espontâneo quanto anteriormente pensado, porque naquele tempo os artistas trabalhavam muito mais de memória em estúdios do que no exterior. No entanto, o principal objetivo destas pinturas impressionistas era captar os efeitos fugazes da luz que incidia sobre a natureza e sobre as coisas. Isto implicou a utilização de uma técnica fluida e esboçada, que privilegiava o efeito global da cena representada em detrimento do detalhe. Ou seja, a forma e a estrutura das pinturas impressionistas eram de importância secundária para os seus autores quando comparadas à necessidade de transmitir um efeito de espontaneidade.
Nesta pintura, A. Renoir (1841-1919) deixou representado o um dia ventoso no campo. As formas parecem desintegrar-se perante os nossos olhos e a vegetação aparece sem a tridimensionalidade observada na natureza. A luz e o vento parecem dissolver as formas, sendo isto é indicado pelas pinceladas quebradas (curtas) e pela falta de contornos nítidos. É difícil também estabelecer uma linha divisória entre as colinas e o que poderá estar para lá das mesmas, porque o artista preocupou-se mais em transmitir a atmosfera do momento.
A utilização das pinceladas quebradas e de menor espessura no primeiro plano da pintura é determinante para fazer avançar a vegetação até nós e estabelecer, assim, uma distância em relação ao fundo do quadro - os montes mais afastados e o céu.

Hiperligações:
Pierre-Auguste Renoir - Wikipédia
O que é o Impressionismo?


Rosa Espada

Locais de Portugal V - Mira




Fotos:
José Fernando Vasco, Mário Neves

Música:
Pat Metheny (1979). River Quay
José Fernando Vasco

Grandes Autores de Ficção Científica I – Isaac Asimov (1920-1992)

Autor norte-americano de origem russa, é um dos maiores escritores mundiais de ficção científica (FC). Com uma capacidade de trabalho inesgotável, facto que lhe permitiu escrever e editar mais de 500 livros, Asimov ganhou tudo o que havia para ganhar no campo da FC – oito prémios Hugo e três Nebula. Conseguiu ainda estabelecer uma enorme reputação enquanto divulgador de temas científicos.
A trilogia Fundação, que nos conta a história de um grupo de cientistas que procuram preservar conhecimentos ao mesmo tempo que a civilização em seu redor começa a regredir, é a sua melhor obra literária, tal como as suas quatro Leis da Robótica são algo a levar muito a sério no que respeita à evolução tecnológica na área da criação de robots. Ensinou-nos muita ciência, real e ficcionada.
Tem um asteróide com o seu nome: o 5020 Asimov.

Hiperligações:
Isaac Asimov - Wikipédia
Império de Isaac Asimov

Coleção: Argonauta Gigante, nº5
Editor: Livros do Brasil
Ano de edição: 1999
ISBN: 9789723817201
Número de páginas: 252
Preço: ~12,62 €

Rosa Espada

Locais de Portugal IV - S. Miguel (Açores)




S. Miguel - Açores

Povoação - Ribeira Quente - Lagoa das Furnas - Furnas - Ilhéu de Vila Franca do Campo - Lagoa do Fogo - S. Roque - Ponta Delgada - Lagoa do Canário - Lagoa de Santiago e Sete Cidades - Sete Cidades

Fotos:
José Fernando Vasco, Mário Neves
Música:
Kitaro - The Stone and The Green World


Vídeo:
TRAILER LAB
Música:
Adele. Someone Like You

José Fernando Vasco
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