O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Uma Nova Concepção da Terra» de Seiya Uyeda

Disponível para consulta na BECRE

«Até finais dos anos 60 os cientistas acreditavam que a Terra era um corpo rígido, com continentes e oceanos fixos. A revolução científica, apoiada na teoria da tectónica de placas, veio então provar que a Terra tem uma superfície frágil em constante movimento, composta por grandes placas que colidem, se separam e voltam a colidir. Estes movimentos são os responsáveis pela criação de novas bacias, montanhas, vulcões, terramotos e outras características e acontecimentos dramáticos.
Num estilo informal e aliciante, o geofísico japonês Seiya Uyeda introduz o leitor - com a autoridade que só um participante – chave na actividade de investigação pode alcançar - na teoria da tectónica global, apresentando ainda uma concepção filosófica da investigação científica que mostra como o pensamento científico pode evoluir. As numerosas referências ao método científico, à filosofia da ciência e às diferenças que existem entre ciência teórica e experimental fazem de Uma Nova Concepção da Terra um momento de leitura informativa e estimulante para todos os que se interessam pelo estudo da evolução do planeta.
«As teorias modernas expostas com grande clareza em todos os pontos: um grande livro, escrito por um grande cientista.»

Claude Allègre, autor de A Espuma da Terra (Gradiva)

Seiya Uyeda é professor de Geofísica na Universidade de Tóquio. Depois de se Ter doutorado no Japão, em 1958, foi consultor académico das Universidades de Oxford e de Cambridge e leccionou em diversas universidades norte-americanas. É membro da União Geofísica Americana e da Academia de Ciências dos EUA, tendo sido galardoado internacionalmente com vários prémios.»

Fonte: Gradiva
Rosa Espada

«AlmaCriativa» 2012


A exposição «AlmaCriativa», inaugurada no passado dia 16 de julho nas instalações da DRELVT (Praça de Alvalade, em Lisboa), é um bom exemplo do trabalho desenvolvido no âmbito dos cursos profissionais da ES Cacilhas-Tejo, nomeadamente os de Design Gráfico e Marketing.

Contando com a presença do Sr. Vice Diretor da DRELVT, da Direção da ESCT, professores e alunos dos cursos referidos; a exposição foi francamente elogiada pelo caráter profissional dos trabalhos apresentados e pela notória articulação expressa entre a aprendizagem e o mundo real, bem como a articulação entre a instituição educativa e a comunidade envolvente local e nacional.

A exposição poderá ser vista até à próxima segunda feira (inclusivé) e bem merece uma deslocação até à Praça de Alvalade.


A foto reportagem pode ser acedida aqui.

José Fernando Vasco

Recursos educativos e os Jogos Olímpicos

Está disponível para consulta na BECRE o Nº1091 do JL: Jornal de Letras, Artes e Ideias. Como tema central, este periódico opta pela atualidade desportiva e igualmente histórica e cultural, «Os Jogos Olímpicos», com textos que possibilitam ao leitor o conhecimento acerca da herança legada pelos gregos, várias interpretações deste evento ao longo das décadas da nossa contemporaneidade e memórias e testemunhos de autores.
Esta edição do JL também nos traz outros textos do universo literário e cultural, nomeadamente focando a temática do multilinguismo na Europa (com responsabilidade do Instituto Camões), a educação, as artes (uma abordagem à Lisboa multicultural, cinema, exposições e concertos) e agenda cultural.

 A ler no tema em referência:
*«A herança grega», de Maria Helena da Rocha Pereira - "O esplendor da vitória decorria sobretudo da honra que ela proporcionava ao laureado."
*«Kleos», de Hélia Correia - "Os Jogos Olímpicos eram eco, contraponto, celebração do episódio fundador."
*«O Olimpismo: uma lição de vida?» - O Olimpismo "como foco irradiador de um mundo novo, que tente erradicar da face da Terra um individualismo sinónimo do mais empedernido egoísmo."
*«42 km de História», António Goucha Soares - "Numa maratona muita coisa passa pela cabeça e o corpo prova sensações estranhas e contraditórias."
*«Em grego venceremos», de Lídia Jorge - "Quero apenas ver correr os grandes fundistas e que nessas corridas longas seja possível ler nesse esforço a imagem da vida."
*«Do Zatopek ao Lopes e à Rosa», de Mário Zambujal - "Entusiasmo maior, o meu, vai para o atletismo. São desafios naturais da espécie humana e brincadeiras de miúdos."
*«Para quem pode», de Joana Bértholo - "Os atletas ligam-nos com a sensação de que tudo é possível se soubermos ser diligentes e disciplinados."
*«Caráter universalista», de João de Melo - "Todos somos herdeiros dessa epopeia olímpica que consiste em deificar o herói."
*«Sete medalhas e medalha nenhuma», de Afonso Melo - "O povo já tinha tido um vencedor, não queria outro. E Südhaus era mais simpático."
*«Em direto ou na repetição?», de Manuel Jorge Marmelo - "...ir por ali fora para provar, outra vez, que até os enfezaditos portugueses são capazes, de vez em quando, de fazer de conta que são atletas de países grandes e trazer para casa o ouro, a prata e o bronze."

E o nosso destaque nas artes:
*«Orquestra Todos: Retrato de uma Lisboa multicultural», de Carolina Freitas - " São o som de uma Lisboa que é portuguesa, mas também africana, indiana ou sul-americana."
*«Vila do Conde: Cinema: a nossa obrigação», de Luís Ricardo Duarte e Manuel Halpern - "É obrigação de muitos proteger e apoiar uma iniciativa como esta [Curtas, o Festival Internacional de Vila do Conde], que tem dado a conhecer alguns dos principais nomes da sétima arte portuguesa e que de ano para ano tem aumentado de público (mais 10% em 2012) e diversificado o seu campo de ação."

Uma vez que hoje se iniciam os Jogos Olímpicos de 2012, a 30ª Olimpíada da Era Moderna, estas leituras revestem-se de um caráter quase obrigatório, para além de outras já aqui divulgadas e também disponíveis na BECRE.

Fonte:  JL: Jornal de Letras, Artes e Ideias Nº1091


Artigo relacionado:

«A Experiência Matemática» de Philip Davis e Reuben Hersh

Disponível para consulta na BECRE.

«De repente, somos transportados para outro mundo - um mundo novo e diferente, mas ao mesmo tempo estranhamente familiar.
Matemáticos ilustres, problemas famosos e problemas curiosos; as ideias, a história, a descoberta, a filosofia: a Experiência Matemática inspira-nos o entusiasmo de pensar, de respirar, de viver a matemática.
Não é um livro de divulgação: é uma obra de arte única.»

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática  da FCUL e revisor científico da obra.

Fonte: Gradiva 
Rosa Espada

«Sob o Átomo, as Partículas» de Étienne Klein

Disponível para consulta na BECRE

«A física das partículas que observa o infinitamente pequeno tem tido, desde há um século, avanços sem precedentes que continuam a ser ignorados pelo homem comum. É fundamental que a física seja discutida, explicada e, sobretudo, dê mostras da sua capacidade para alimentar o intelecto tanto quanto a imaginação. Só então se tornará um tema de cultura e um desafio colectivo.»

Fonte: contacapa

Rosa Espada

Visão História 16 - «Portugueses nos Jogos Olímpicos»

Disponível para consulta na BECRE
e para requisição domiciliária

A escassos três dias da cerimónia inaugural da XXXª Olimpíada, que se realizará em Londres entre 27 de julho e 12 de agosto, divulgamos a existência e a possibilidade de consulta e requisição domiciliária do último número da revista Visão História, desta vez dedicada à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos (JO).
O texto da autoria de José Vicente Moura, presidente do Comité Olimpico de Portugal, alusivo ao centenário da participação portuguesa nos JO; enquadra a análise apresentada pela excelente equipa de jornalistas e por um naipe fantástico de colaboradores, entre os quais constam os nomes de Gonçalo M. Tavares, Mário Cláudio, José Luís Peixoto, Marina Tavares Dias, Carlos Paula Cardoso, Carlos Gomes...
Com a habitual qualidade e rigor na forma de a organizar/apresentar a informação, a Visão História proporciona-nos o entendimento do impacto mundial dos Jogos Olímpicos e, simultaneamente, o acesso a episódios interessantes que rodearam a participação portuguesa ao longo dos anos e como essa participação é, ela própria, reflexo da evolução da sociedade portuguesa nos últimos cem anos.

Índice:
Cronologia: cem anos de multidão
Os Jogos que antes de o ser já o eram
A Pré-História do Olimpismo português
1912 - Francisco Lázaro, a meta da maratona infinita
         - Uma estreia trágica
         - Stromp, o velocista estrela do futebol
         - António Feijó, o nosso homem na Suécia
1924 - A medalha sem bandeira
1928 - Os heróis do relvado
         - Pepe, a lenda
1936 - Olimpismo de família
1948 - A primeira prata... que por momentos foi de ouro
1952 - Uma aventura de barco
         - As pioneiras
1960 - O tempo é uma bala perdida
1964 - A um salto do pódio
1972 - A oito avos de segundo
1980 - Jogos de poder
         - Entrevista Lima Bello
1984 - Carlos Lopes, a circunferência e a sabedoria
         - Entrevista Moniz Pereira
1988 - Rosinha
1996 - Fernanda Ribeiro, a quimera do ouro
2008 - Nélson Évora, salto para a eternidade


Vídeo oficial dos 
Jogos Olímpicos de Londres 2012
Fonte: Sapo Vídeos


Hiperligações:

«Vegetação e Atmosfera» de Bernard Saugier

Disponível para consulta na BECRE

«A vegetação terrestre desempenha um papel essencial no equilíbrio atmosférico. Um equilíbrio que hoje em dia se encontra ameaçado pelo forte aumento do gás carbónico provocado pelas actividades humanas. Face aos riscos de aquecimento do planeta, Bernard Saugier, especialista de ecologia vegetal, interroga-se: conseguirá a vegetação moderar este aquecimento, fixando maiores quantidades de carbono?»

Fonte: contracapa

Rosa Espada

MNHN - Exposição «Da Physica à Engenharia: A Colecção do Museu de Física do ISEL»


Inauguração da exposição:
19 de julho, pelas 19h00
Museu Nacional de História Natural

«A exposição resulta de um protocolo assinado em 2008 entre o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e o Museu e enquadra-se num programa mais geral de estudo e divulgação do património científico português.
Numa altura em que se comemora os 160 anos da fundação do ISEL, apresentamos uma selecção de instrumentos desta magnífica colecção oitocentista, proveniente do antigo Instituto Industrial de Lisboa, que se distingue pelo seu interesse histórico-científico, raridade e beleza, enquanto testemunho do ensino das ciências em Portugal.»

Rosa Espada

«História Concisa das Matemáticas» de Dirk J. Struik

Disponível para consulta na BECRE

«Dirk Jan Struik nasceu em Roterdão, Holanda, em 1894, e, já perto de ser centenário, continua activo na história da matemática, assunto a que passou a dedicar-se a tempo inteiro a partir dos anos sessenta. Até aí mantinha-se como investigador matemático, convivendo com figuras do seu tempo, como David Hilbert ou Norbert Wiener.
Foi marcado, segundo as suas próprias palavras, pelo "terreno histórico da Itália", onde viveu na década de 20, daí partindo para Göttingen, o grande centro matemático da época, e depois para o MIT, nos Estados Unidos, onde se fixou. As suas ideias progressistas causaram-lhe dificuldades no pós-Guerra, sendo os seus estudos sobre as relações históricas entre a matemática e a sociedade encarados como uma ousadia.
O seu ponto de vista, porém, revelar-se-ia fecundo, do que é testemunho este livro; ao mesmo tempo, aponta para um critério de análise do material histórico que torna possível uma grande concisão.
A tradução da presente História Concisa das Matemáticas em pelo menos dezasseis línguas, a partir de edições sempre actualizadas, atesta o acolhimento da obra em todo o mundo.»

Fonte: Gradiva
Rosa Espada 

50 anos após Marilyn

A 5 de agosto de 1962, Marylin Monroe, nome artístico de Norma Jeane Mortensen, morreu envolta em contornos misteriosos. Figura de culto, mito, ícone sexual, Marylin foi uma das atrizes que mais marcou o cinema americano nas décadas de 50 e 60. A Fnac irá promover um ciclo de cinema para marcar os 50 anos do seu desaparecimento. Em Almada poderemos assistir no dia 16 de julho o filme "Niagara", de Henry Hathaway; no dia 17 de julho "O Príncipe e a Corista", de Laurence Olivier e no dia 19 "Como se conquista um milionário" de Jean Negulesco.Todas as projeções terão início às 18 horas. A Fnac, em parceria com a TASCHEN, promove ainda uma exposição, patente no Centro Vasco da Gama até 1 de setembro, com fotografias de Andre de Dienes e de Bert Stern, onde são evocados os momentos mais marcantes da vida da atriz.
Fonte: Agenda Fnac

DVD disponível na BECRE
Hiperligações:
Biografia de Marylin
Tributo a Marylin por Elton John
Sónia Lapa

Parabéns, Sr. Klimt !


Gustav Klimt 
(1862-1918)
Kirche in Cassone
óleo sobre tela
(1913)


Hiperligação:

José Fernando Vasco

«O Homem e a Natureza no Renascimento» de Allen G. Debus

Disponível para consulta na BECRE

«A Colecção História e Filosofia da Ciência põe à disposição do leitor português obras de história e filosofia das ciências da autoria de reputados especialistas internacionais; obras que aliam à modernidade do tratamento uma reconhecida consagração pela comunidade de estudiosos. Serão também publicados nesta colecção textos de autores portugueses que, pela temática tratada, sejam de particular interesse para o público nacional. Espera-se que o aparecimento desta colecção contribua, junto de alunos, docentes e público interessado, para estimular o estudo da evolução histórica das ciências e a reflexão sobre questões filosóficas correlacionadas.»

Fonte: contracapa
Rosa Espada

Apoios BECRE (2011-2012)

A equipa de professores-colaboradores, criada para complementar, diversificar e aprofundar o apoio prestado pela equipa BECRE aos utilizadores da biblioteca escolar, desenvolveu o seu trabalho em cinco grandes áreas:
* Impressão e digitalização;
* CDU (apoio nas estantes);
* Elaboração de trabalho;
* Internet;
* Programas informáticos;


Os 12 professores-colaboradores, em complementaridade ao apoio prestado pela equipa BECRE, contribuíram para 1689 ações de apoio direto aos utilizadores, numa média diária de 12 apoios.


O apoio prestado, por solicitação direta por parte do utilizador ou por intervenção BECRE, destinou-se maioritariamente  aos alunos/adultos de cursos diurnos cientifico-humanísticos e profissionais (1209) e aos professores de Ciências Sociais e Humanas (45) e Línguas (29).




Excetuando o apoio prestado no serviço de impressão/ digitalização - cujo peso relativo, inflacionado, justifica-se pela substituição da máquina impressora/ digitalizadora e do respetivo interface - foi sobretudo no contacto e procura de livros nas estantes (35%) que o apoio se centrou, facto positivo pela possibilidade de divulgação e melhor e mais direto conhecimento do fundo documental BECRE.



Em suma, mesmo considerando os necessários ajustes decorrentes de um primeiro ano de experimentação, considera-se que a existência de uma equipa de professores-colaboradores que, articuladamente, contribua para o serviço de apoio ao utilizador; é importante por duas razões fundamentais:

* permite a diversificação dos percursos de formação dos professores que trabalham na biblioteca escolar e, concomitantemente, o enriquecimento do apoio prestado.

* permite que o apoio possa ser prestado a um número maior de utilizadores, em áreas mais diversificadas e com resultados expectáveis mais favoráveis.

José Fernando Vasco

Requisições de recursos BECRE (2011-2012)

Apresentam-se os dados estatísticos relativos à requisição de recursos BECRE entre setembro de 2011 e junho de 2012.
A partir da compilação de registos de requisições verificadas ao longo do ano letivo, agora é possível apresentar, de forma consolidada, dados que permitem perceber...



Quem utiliza os recursos da biblioteca escolar?


Em que contexto  são os recursos utilizados?


Que tipos de recursos constituem o grupo dos mais utilizados?



O tratamento estatístico dos dados coligidos e consolidados revela:

* a evolução mensal das requisições, nas suas três modalidades - BECRE, domiciliária e sala de aula; regista uma justaposição ao calendário escolar, não somente aos períodos letivos como igualmente aos momentos formais de avaliação. Os alunos são maioritariamente os utilizadores dos recursos.

* a evolução mensal das requisições por tipo de recurso revela-nos a quase inexistente utilização de CD, um peso muito significativo de dicionários e máquinas de calcular no conjunto das requisições, cerca de um em cada quatro recursos utilizados é um livro, e um em cada dez um DVD.

* o peso relativo de cada modalidade e tipo de recurso no conjunto das requisições revela-nos uma direta associação entre o empréstimo para sala de aula e o domínio das requisições por dicionários e máquinas de calcular. As requisições domiciliárias representam apenas cerca de 1/5 do total. A requisição de DVDs para domicílio ou sala de aula - reservada a professores - apresenta percentagens de utilização do fundo bastante elevados: 38% dos DOCS e 68% dos títulos de Ficção foram utilizados. A requisição de livros é sobretudo feita por alunos/adultos (71%) e professores (25%). As preferências vão para a literatura (56%), sobretudo a universal, e para o ensaio (28%), sobretudo nas áreas da História, Arte, Educação e Filosofia. A utilização do fundo BECRE Livro é da ordem dos 7%.

* a média diária anual de requisições domiciliárias e para sala de aula é de respetivamente 5 e 17 itens.


Livros mais requisitados (exceptuando os dicionários requisitados para sala de aula):



DVDs mais requisitados:



José Fernando Vasco

«Guia do Jovem Consumidor Ecológico» de John Elkington e Julia Hailes

Disponível para consulta na BECRE

«Efeito de estufa... Chuva ácida... Incêndios nas florestas húmidas... Animais em extinção... Sabias que todos os dias podes ajudar a resolver estes problemas? Tudo o que fazes, desde comer um gelado até tomar um banho, tem efeitos no ambiente. Por vezes bons, por vezes maus.
(...) Usa este livro para ajudares a salvar o planeta.»

Fonte: contracapa

Uma obra da coleção 'Gradiva Júnior', patrocinada pelo Instituto Nacional do Ambiente, Instituto Nacional de Defesa do Consumidor e pelo Serviço Nacional de Parques. 
É ainda recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, contendo um capítulo dedicado à promoção de escolas ecológicas e no qual, entre outros aspetos, se  exemplifica como se poderá efetuar um levantamento ambiental nas escolas.

Rosa Espada

«O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias» de Jorge Buescu

Disponível para consulta na BECRE

«O que significa aquele misterioso algarismo que se segue ao número do bilhete de identidade? Qual é a relação do jogo Minesweeper com o problema mais importante da matemática? Por que é que a investigação sobre números primos pode provocar o colapso dos sistemas financeiros, tal como há alguns anos humilhou o gigante da electrónica Intel? O que é a teleportação quântica? Por que é falso e completamente absurdo o mito segundo o qual os seres humanos «usam apenas 10% do seu cérebro»?
Ciência é curiosidade organizada. Estas crónicas pretendem responder a problemas concretos que se relacionam com as fronteiras da cultura científica actual, mostrando como esta pode ser simultaneamente fascinante e divertida.

Jorge Buescu é licenciado em Física (FCL), doutorado em Matemática (Universidade de Warwick) e professor de Matemática no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Na sua actividade científica, publicou artigos de investigação nas áreas da matemática, da física e da engenharia, e é autor do livro Exotic Attractors, publicado pela Birkhäuser Verlag. É entusiasta da divulgação, assinando desde 1995 uma coluna regular sobre ciência na revista Ingenium.»

Fonte: Gradiva
Rosa Espada

Em Genebra, o LHC deu-nos a "partícula de Deus" ou o bosão de Higgs



Peter Higgs, Modelo Padrão das partículas subatómicas simplificado, constituição do Universo (no sentido dos ponteiros do relógio)

Tudo parece indicar que 47 anos depois da sua previsão pelo físico britânico Peter Higgs, a partícula subatómica mais famosa do mundo foi agora descoberta.
O bosão de Higgs é uma partícula que vem completar o Modelo Padrão de partículas subatómicas - uma teoria matemática que identifica as partículas constituintes da matéria e descreve como estas interagem entre si - e permitir estudos futuros em torno de como se forma a massa observada na matéria presente no universo. 
Mas a descoberta da "partícula de Deus" constitui apenas mais um passo no longo caminho da ciência em busca do mecanismo de formação do universo que habitamos. E porque ainda nos falta conhecer os restantes 96% da matéria que constitui o universo e as teorias científicas não são definitivas (nem completas), segue-se agora a determinação objectiva da natureza desta nova partícula e do seu comportamento, assim como tentar perceber a assimetria da matéria, a matéria e a energia escuras, e a gravidade, questões para as quais o Modelo Padrão ainda não nos dá uma resposta. 


Hiperligações:

Rosa Espada

Recursos educativos e a história local em Almada

A coleção de recursos educativos da BECRE está doravante reforçada com a oferta da obra intitulada Na rota do progresso: a indústria naval em Almada, por parte da Câmara Municipal de Almada e do seu Museu Naval. Este livro é um complemento da exposição inaugurada no dia 26 de maio nas instalações do Museu Naval, em Cacilhas (no Olho de Boi, junto ao Jardim do Rio).
"Partindo da relação de Almada com a sua frente fluvial, a exposição transmite um legado histórico, desde os primeiros estaleiros, ofícios e ferramentas, à transição da madeira para o ferro e o aço, passando pelas principais empresas que tornaram Almada uma referência internacional nesta indústria (Parry and Son, Arsenal de Marinha, Companhia Portuguesa de Pesca, Sociedade de Reparações de Navios e Lisnave)." (Fonte: Almada Boletim, junho de 2012, p.23) 

A obra é extremamente pormenorizada em termos de fotografias, documentação particular e empresarial, relatos na primeira pessoa de trabalhadores das empresas envolvidas, apresentando uma cronologia geral, desde 1820 a 2010. A sua estrutura é a seguinte:
*Apresentação - Fazer da história um presente que perdura
*Introdução
*Estaleiros, oficinas e ferramentas
*Da madeira ao ferro e aço
*As grandes empresas
*Os estaleiros e a cidade

O nosso fundo local está certamente enriquecido com esta amável oferta, possibilitando aos utentes da BECRE um apoio documental a unidades curriculares diversas, sempre tendo em atenção o estudo da história local, da industrialização e da interação do homem com o seu meio ambiente.

Conceição Toscano

«Einstein tinha razão? Testando a Teoria da Relatividade Geral» de Clifford M. Will

Disponível para consulta na BECRE

«Como o aparecimento da radioastronomia, das sondas planetárias e dos supercomputadores electrónicos, como se manteve firme a mais falada teoria científica do nosso século?
(...) Prescindindo das fórmulas e de um calão técnico que inibiria os leigos, este livro conta a história, por vezes dramática, da comprovação da teoria da relatividade desde 1919 até aos nossos dias.
(...) Este livro é enfim, uma crónica lúcida e viva sobre o triunfo de uma das mais importantes conquistas do nosso século. Einstein tinha razão? Tinha.»

Fonte: contracapa
Rosa Espada

29ª edição do Festival de Teatro de Almada

De 4 a 18 de julho realiza-se a 29ª edição do Festival de Teatro de Almada, uma organização da Câmara Municipal de Almada e da Companhia de Teatro de Almada, sob a direção de Joaquim Benite. Nesta edição os espetáculos irão decorrer no Teatro Nacional D. Maria II, no São Luiz Teatro Municipal, Centro Cultural de Belém, Maria Matos Teatro Municipal, Culturgest, Teatro da Cornucópia, Institut Français de Portugal, Teatro da Politécnica para além dos tradicionais palcos da Escola D. António da Costa, do Fórum Romeu Correia e Teatro Municipal de Almada. Para além do teatro, da dança e das exposições, programou-se um conjunto de colóquios nos quais o público terá a oportunidade de contactar de perto com alguns dos criadores, portugueses e estrangeiros, que participam nesta edição.
Fonte: Companhia de Teatro de Almada

Consulte Programa do Festival aqui
Sónia Lapa

Blogue BECRE - acesso (janeiro 2010 - junho 2012)



Aos nossos leitores, muito obrigado!


José Fernando Vasco
Conceição Toscano
Cristina Oliveira
Pedro Martins
Rosa Espada
Sónia Lapa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo