O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Recursos educativos e a história local em Almada

A coleção de recursos educativos da BECRE está doravante reforçada com a oferta da obra intitulada Na rota do progresso: a indústria naval em Almada, por parte da Câmara Municipal de Almada e do seu Museu Naval. Este livro é um complemento da exposição inaugurada no dia 26 de maio nas instalações do Museu Naval, em Cacilhas (no Olho de Boi, junto ao Jardim do Rio).
"Partindo da relação de Almada com a sua frente fluvial, a exposição transmite um legado histórico, desde os primeiros estaleiros, ofícios e ferramentas, à transição da madeira para o ferro e o aço, passando pelas principais empresas que tornaram Almada uma referência internacional nesta indústria (Parry and Son, Arsenal de Marinha, Companhia Portuguesa de Pesca, Sociedade de Reparações de Navios e Lisnave)." (Fonte: Almada Boletim, junho de 2012, p.23) 

A obra é extremamente pormenorizada em termos de fotografias, documentação particular e empresarial, relatos na primeira pessoa de trabalhadores das empresas envolvidas, apresentando uma cronologia geral, desde 1820 a 2010. A sua estrutura é a seguinte:
*Apresentação - Fazer da história um presente que perdura
*Introdução
*Estaleiros, oficinas e ferramentas
*Da madeira ao ferro e aço
*As grandes empresas
*Os estaleiros e a cidade

O nosso fundo local está certamente enriquecido com esta amável oferta, possibilitando aos utentes da BECRE um apoio documental a unidades curriculares diversas, sempre tendo em atenção o estudo da história local, da industrialização e da interação do homem com o seu meio ambiente.

Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo