O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«História Concisa das Matemáticas» de Dirk J. Struik

Disponível para consulta na BECRE

«Dirk Jan Struik nasceu em Roterdão, Holanda, em 1894, e, já perto de ser centenário, continua activo na história da matemática, assunto a que passou a dedicar-se a tempo inteiro a partir dos anos sessenta. Até aí mantinha-se como investigador matemático, convivendo com figuras do seu tempo, como David Hilbert ou Norbert Wiener.
Foi marcado, segundo as suas próprias palavras, pelo "terreno histórico da Itália", onde viveu na década de 20, daí partindo para Göttingen, o grande centro matemático da época, e depois para o MIT, nos Estados Unidos, onde se fixou. As suas ideias progressistas causaram-lhe dificuldades no pós-Guerra, sendo os seus estudos sobre as relações históricas entre a matemática e a sociedade encarados como uma ousadia.
O seu ponto de vista, porém, revelar-se-ia fecundo, do que é testemunho este livro; ao mesmo tempo, aponta para um critério de análise do material histórico que torna possível uma grande concisão.
A tradução da presente História Concisa das Matemáticas em pelo menos dezasseis línguas, a partir de edições sempre actualizadas, atesta o acolhimento da obra em todo o mundo.»

Fonte: Gradiva
Rosa Espada 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo