O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Futuros desejáveis das bibliotecas escolares, segundo Ross Todd

«A fusão da aprendizagem, bibliotecas e literacias está a criar desafios dinâmicos, se não de confronto, para professores bibliotecários, professores e administradores, especialmente quando comparado com o cenário de aprendizagem e de ambientes de informação que são complexos e fluidos, conectivos e interativos, e outros sem constrangimentos temporais e espaciais. Esta é, simultaneamente, uma oportunidade para avaliar e traçar os impactos e resultados, bem como um convite para analisar novas formas de olhar e pensar, ser e fazer.
Este artigo defende que a prática baseada na ação e nas evidências e centrada na aprendizagem, em vez de posição e política de promoção do valor da biblioteca escolar, são formas de pensar fundamentais para a profissão se se pretende atingir o futuro desejado, particularmente no contexto de desenvolvimento de coleções e serviços digitais. Vai clarificar um quadro de aprendizagem partilhada como alicerce fundamental para a articulação de papéis, seleção de recursos, natureza do programa de ensino e para avaliar o poder da biblioteca na consecução dos objetivos de aprendizagem da escola. (in: resumo)

Fonte:
- Todd, Ross (2011). Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares.

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