Nos inícios da segunda década do século XXI e após vinte anos de
“revolução silenciosa”, importa continuar a refletir
sobre os fortes impactos da mudança de paradigma que a “revolução
digital” trouxe para as sociedades contemporâneas.
Em sociedades onde não se queira
perder o valor da equidade, a info-exclusão é o desafio maior da “sociedade do
conhecimento”. Aqui, o problema não reside apenas nos resistentes do
“mundo analógico” mas, sobretudo, na necessidade de preparação de cidadãos responsáveis e
capazes de exercer a(s) nova(s) cidadanias.
Ou, como defende Edgar Morin (2002) talvez precisemos de encarar o conhecimento
não como um "ready made" mas sob critérios de pertinência. Seguramente
precisamos de ensinar aos nossos alunos a "condição humana" e a
"identidade terrena", de os dotar de ferramentas para lidarem com a
"incerteza" - ainda para mais num mundo em acelerada e, muitas vezes,
imprevisível transformação e onde a crítica e a autocrítica são tão
necessárias.
O vídeo apresentado por RevistaComunicar sobre a temática da "Educação para os Media", do programa Nativos Digitais da RTP2, é um bom contributo para a reflexão e debate na sociedade, no seu conjunto.
Alunos, professores e pais são agentes essenciais nesse debate.
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