«A fusão da aprendizagem, bibliotecas e literacias está a criar desafios dinâmicos, se não de confronto, para professores bibliotecários, professores e administradores, especialmente quando comparado com o cenário de aprendizagem e de ambientes de informação que são complexos e fluidos, conectivos e interativos, e outros sem constrangimentos temporais e espaciais. Esta é, simultaneamente, uma oportunidade para avaliar e traçar os impactos e resultados, bem como um convite para analisar novas formas de olhar e pensar, ser e fazer.
Este artigo defende que a prática baseada na ação e nas evidências e centrada na aprendizagem, em vez de posição e política de promoção do valor da biblioteca escolar, são formas de pensar fundamentais para a profissão se se pretende atingir o futuro desejado, particularmente no contexto de desenvolvimento de coleções e serviços digitais. Vai clarificar um quadro de aprendizagem partilhada como alicerce fundamental para a articulação de papéis, seleção de recursos, natureza do programa de ensino e para avaliar o poder da biblioteca na consecução dos objetivos de aprendizagem da escola. (in: resumo)
Este artigo defende que a prática baseada na ação e nas evidências e centrada na aprendizagem, em vez de posição e política de promoção do valor da biblioteca escolar, são formas de pensar fundamentais para a profissão se se pretende atingir o futuro desejado, particularmente no contexto de desenvolvimento de coleções e serviços digitais. Vai clarificar um quadro de aprendizagem partilhada como alicerce fundamental para a articulação de papéis, seleção de recursos, natureza do programa de ensino e para avaliar o poder da biblioteca na consecução dos objetivos de aprendizagem da escola. (in: resumo)
Fonte:
- Todd, Ross (2011). Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares.
Disponível em linha:
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/?newsId=396&fileName=01_bibliotecarbe.pdf
Acesso em 26.10.2011.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/?newsId=396&fileName=01_bibliotecarbe.pdf
Acesso em 26.10.2011.
Artigos relacionados:
8 Fevereiro 2011: Dia Europeu da Internet Segura
A nova "onda TIC" na educação: os tablets
«A Sociedade em Rede» por Manuel Castells
Aprendizagem ao longo da vida: paradigma de educação/formação
A nova "onda TIC" na educação: os tablets
«A Sociedade em Rede» por Manuel Castells
Aprendizagem ao longo da vida: paradigma de educação/formação
«Educação para os média»
«Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores
Portal da Literacia para os Media
Prometeus - uma visão do presente e do futuro
You are teachers and we are digital learners
«Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores
Portal da Literacia para os Media
Prometeus - uma visão do presente e do futuro
You are teachers and we are digital learners
José Fernando Vasco
Sem comentários:
Enviar um comentário