O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Conferência «Produção Gráfica» com Conceição Barbosa

No próximo dia 5 de Abril (terça-feira), pelas 10h30, realizar-se-á, na BECRE, a conferência "Produção Gráfica" com a convidada Conceição Barbosa, autora de "Manual Prático de Produção Gráfica", um livro essencial para quem trabalha na área do design gráfico e/ou artes gráficas.
Conceição Barbosa é formada em Relações Públicas e Publicidade, com Pós-graduação em Artes Gráficas no London College of Communication. Começou como Produtora Gráfica na Euro RSCG, passou depois pela Ogilvy One e Brandia Central. É uma das fundadoras do projecto Loja das Maquetas, onde trabalha actualmente como Produtora Gráfica. Dá aulas de Produção Gráfica em desde 1997.


«O Manual Prático de Produção Gráfica foi criado com o objectivo de ajudar todos aqueles que estão directa ou indirectamente ligados à Produção Gráfica perceberem um pouco melhor porquê que as vezes é tão fácil ficarmos desiludidos com o resultado final e perceber principalmente onde está a origem do problema. Os sistemas de impressão são considerados Artes Gráficas, mas na realidade são cada vez menos uma Arte para serem encarados mais uma indústria. Exigimos cada vez mais das gráficas perfeição e rapidez. O que nem sempre é compatível com os prazos e orçamentos possíveis.»
«Por produção gráfica entende-se todas as fases envolvidas na materialização de um qualquer projecto gráfico. Pode ser um simples cartão de visita ou um complicado expositor que combina vários tipos de materiais e de técnicas. O designer ou criativo deve ter algumas noções básicas de produção gráfica para poder criar peças que sejam possíveis de produzir e não o contrário. O produtor gráfico é o profissional que pode ajudar o criativo nesta tarefa. Cabe ao produtor analisar a ideia do criativo e perceber a melhor forma de produzir essa mesma ideia. Qual o material aconselhado? Qual o processo ou processos de impressão a utilizar? E qual a gráfica indicada para fazer o trabalho? Após uma analise critica do projecto em causa é necessário orçamentar e perceber o tempo necessário para a sua produção. Após a aprovação dos orçamentos e dos prazos, tem inicio a produção com várias fases que devem ser controladas de perto para que se possa passar à fase seguinte sem surpresas.»

CONFERÊNCIA
05 de Abril de 2011 - 10:30 horas
BECRE
Hiperligação:

Conceição Barbosa 
Paula Penha
Tânia Matos

13 comentários:

Anónimo disse...

No meu caso , eu achei a conferencia bastante interessante . Acho relevante a conceição nos ter relembrado de várias coisas essenciais para o nosso curso. Esclareceu bastante bem as duvidas dos alunos, e algumas que eu tinha. como respectivamente as profissoes e aos tipos de trabalho que se podem fazer .

Anónimo disse...

eu achei que esta conferencia foi uma forma de nos alertar ao futuro que deveremos seguir e o que nos espera

Anónimo disse...

achei interessante pois mostravanos como preparar artes finais e também o desenrolar dos trabalhos . Por fim também a sra conseição barbosa , também falou um pouco da sua experiencia propria e dos seus contratempos nos trabalhos desenvolvidos e estrategias para ultrupassar os mesmos.

Anónimo disse...

Foi bastante interessante termos alguém com real experiência a falar-nos do que nos vai rodear o futuro, as saídas que vamos ter, as dificuldades, enfim tudo o que rodeia o mundo da produção gráfica. Agradeço imenso pela oportunidade e espero que não parem com o bom trbalho.

Anónimo disse...

Foi uma conferencia, bastante intressante porque deu para esclarecer algumas duvidas e valeu a pena para aprendermos algo mais sobre outras variantes ligadas ao design grafico.

Anónimo disse...

Conferência muito bem organizada com um tema de interesse a todos os alunos presentes.
Abordaram-se temas que vão ajudar na futura carreira profissional.

Anónimo disse...

Acho que este evento fez-me ver além do Design Gráfico, fez-me ver que tem mais areas, mais saidas com que posso ir. Gostei do facto de ser uma profissional a falar porque tem experiência e sabe aquilo que fala. No fundo foi interessante :)

Anónimo disse...

Apresentação bastante apelativa e organizada e muito bem estruturada.

Anónimo disse...

Foi uma boa iniciativa.

Anónimo disse...

A conferencia foi totalmente indicada de todo aos alunos de design gráfico...A convidada Conceição Barbosa mostrou ser uma grande profissional na área tendo um grande a vontade com todos as questões.
Esta conferencia tornou se muito útil, para todos aqueles que pretendem seguir a mesma área

Soraia disse...

Esta conferência foi um exemplo de como não só a BECRE mas também a escola está a evoluir. Nós alunos ficámos bastante contentes com a oportunidade que nos deram de assistir, foi importante para nós, para a nossa formação, para o nosso futuro. Foi muito bom, uma profissional reconhecida na área a dar-nos os seus conhecimentos. Só gostaria e acho que seria engraçado haver alguns workshops relacionados com a área. Era mais uma maneira de levar mais alunos até à biblioteca da escola, e de os manter interessados em voltar.

Anónimo disse...

Gostei bastante desta conferência, não só pela profissional convidada como pela acessibilidade a ela mesma. Por ser uma profissional da área, professora e ainda por cima autora de um livro, conseguiu tornar a conferência numa viagem pelo mundo do trabalho que, a nós alunos, nos espera. Foi bastante interessante saber que apesar de estarmos num determinado curso não significa que tenhamos que seguir à risca essa profissão e que como cada pessoa tem a sua personalidade, tem um variado leque de escolhas de profissões ligadas à área. No final a conferência foi bastante interessante, tal como o seu livro, que é já quase um bíblia para nós principiantes da área.

Anónimo disse...

A conferencia foi muito interessante pois fiquei a conhecer melhor o mundo do design Gráfico. :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo