O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Produção Gráfica»: a gestão da concretização de ideias criativas!


Com a preocupação constante na utilização dos conceitos e terminologia próprias dos profissionais de produção gráfica, Conceição Barbosa proferiu uma conferência ontem de manhã para alunos dos três anos do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico.

Colocando a tónica na criatividade e na gestão de recursos materiais e humanos, Conceição Barbosa esclareceu sobre «design gráfico», «webdesign» e «copy», delimitou as diversas fases e intervenientes no processo de design gráfico - trabalho criativo, Arte final e produção gráfica - bem como algumas particularidades do trabalho na área. Apresentou igualmente a estrutura e conteúdos do seu livro «Manual Prático de Produção Gráfica», tendo oferecido à BECRE - o que muito agradecemos - um exemplar da 2ª edição revista.

Na fase das questões, alguns alunos quiseram saber das diferenças entre o design nacional e o internacional que, para a autora, ainda existem devido às circunstâncias históricas do século XX português (até à década de 70); e sobre as condições de trabalho e remuneratórias. Segundo a autora, trata-se de uma área profissional com horários pouco estáticos e rígidos, com bastante stress (sobretudo para os produtores gráficos) e, hoje em dia, em clara contração no que respeita a oportunidades de trabalho e montantes salariais.

Publicam-se os dados relativos à avaliação da actividade.

José Fernando Vasco
Paula Penha
(fotos)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo