O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

GANBARE NIPPON !


Ilustração de Terry Tan / Illustration Rally

É o primeiro de um conjuntos de eventos de apoio à Cruz Vermelha Japonesa e que culminará no final de Maio com o evento CoolJAPAN. Conta com o apoio do Gabinete para os Meios da Comunicação Social (GMCS), da Cinemateca Portuguesa e do Museu S. Roque.
No próximo dia 2 de Abril no Palácio Foz (Lisboa, Praça dos Restauradores) entre as 10:30 e as 19:30 horas, irão realizar-se um conjunto de actividades em prol da angariação de fundos para apoio às vítimas do sismo e tsunami no Japão. Organizado pela Castella do Paulo (http://www.castella.pt) e pela NCreatures (http://www.ncreatures.com), nasceu do desejo das senhoras japonesas residentes em Portugal em ajudar as vítimas do sismo no Japão. Para tal, criou-se um dia de cultura japonesa: exposições e actividades, assim como a venda de produtos e obras de arte realizados por jovens artistas japoneses, farão parte de um dia de solidariedade.Todas as verbas adquiridas serão entregues à Cruz Vermelha Japonesa, através de número de conta fornecido pela Embaixada do Japão em Portugal.
Da lista de actividades previstas constam as seguintes:

- Demonstração de Iaido pelo Centro de Artes Orientais;
- Demonstração de Kendo pelo Centro de Artes Orientais
- Apresentação de Aikido pela Associação Cultural Portuguesa de Aikido;
- Degustação de doçaria pelo salão Luso-japonês Castella do Paulo;
- Exposição e venda de peças de vidro por Kojiro Toyoda
- Exposição e venda de peças de vidro por Chisa Kitajima;
- Exposição e venda de quadros de Minoru Nagashima;
- Exposição e venda de peças de cerâmica por Catarina Nunes;
- Exposição e venda de peças de Zafu-Futon;
- Pintura de um painel pelas ilustradoras Joana Rosa Fernandes, Manuela Cardoso, Inês Barros, Cristina Dias e Rita Marques;
- Apresentação de Orlando Ferreira, autor de "O Mercador de Palavras", sobre o Japão e o sismo (o autor encontrava-se em Tóquio);
- Presença musical do contrabaixista Miguel Leiria Pereira, da cantora folk Hana Kogure e do guitarrista João Bengala.

Decorrerão igualmente workshops curtos de língua japonesa, caligrafia japonesa, origami e trabalhos de panos pelas senhoras japonesas do grupo Pray for Japan. Será ainda efectuado um bazar com a venda de produtos, bens e peças japoneses para angariação de fundos. Estes itens foram gentilmente cedidos pelos membros da comunidade japonesa em Portugal.

A Cinemateca Portuguesa junta-se a este evento com a exibição gratuita do filme "A Princesa Mononoke" no espaço da Cinemateca Júnior nos Restauradores.

O Museu de S. Roque participará também no apoio às vítimas do sismo no Japão, com uma programação a definir.

Para mais informações, favor contactar:
NCreatures
Av. Brasil 1 - Piso 6 - Sala 9
1700-062 Lisboa
Portugal
Tel: +351-21-7923819

Fonte:
Illustration Rally
NCreatures
José Fernando Vasco
José Lourenço Cunha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo