O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Embaixada do Japão: programa de visita a escolas

No passado dia 29 de Março, teve lugar no auditório da escola uma sessão de divulgação do Japão e da sua cultura. O senhor Conselheiro Jiro Maruhashi e o Segundo Secretário para a Informação e Assuntos Culturais, Yuichi Miyagawa, da Embaixada do Japão, presentearam os alunos, formandos dos cursos EFA e professores com uma apresentação que passou pelo visionamento de DVD e PowerPoint elaborados para o efeito.

Com um excelente domínio da língua de Camões, o senhor Conselheiro aludiu às relações seculares entre Portugal e Japão, bem como aspectos da geografia, economia, vida quotidiana, educação e a cultura tradicional japonesa. A chegada dos portugueses a Tanegashima (1543), a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio (1860) e a importância de Wenceslau de Moraes foram abordadas.

Após a elencagem das cidades japonesas geminadas com cidades portuguesas, foram facultados dados estatísticos relativamente às trocas comerciais entre os dois países, bem como o número de japoneses que visitaram Portugal e vice-versa. Perspectivando uma nova era de descobrimentos, foi feita alusão ao novo carro eléctrico, com baterias feitas numa fábrica portuguesa. O significativo número de palavras de origem portuguesa usadas no Japão foi exemplificado: copo, pão, entre outras.

O sistema educativo japonês foi igualmente foco de atenção, tendo sido destacado que o ano lectivo tem início no mês de Abril. Para além da panóplia de actividades extracurriculares, o hábito de grupos de alunos se encarregarem da limpeza das salas de aula e do pátio da escola, após o final das actividades lectivas, foi o que mais espantou a assistência.
Relativamente à cultura, o senhor Conselheiro da Embaixada do Japão chamou a atenção para as regras de etiqueta básica, tais como o cumprimento e formas de tratamento e comportamento à mesa. Seguidamente, no que toca à cultura tradicional, focou a técnica de arranjo floral (ikebana), a sobejamente conhecida arte de dobrar o papel (origami), o teatro Noh e a arte da caligrafia (Shodo).


No que diz respeito à actualidade, foi sublinhada a cultura POP, tão do agrado dos jovens japoneses e de todo o mundo – cosplay e anime/manga, por exemplo.
Quase a finalizar, os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar os últimos e incríveis avanços no domínio da Ciência e Tecnologia, tais como a unidade móvel de dessalinização (que transforma a água do ar em água potável), mas particularmente a fantástica aposta na robótica ao serviço de todos, com especial incidência para a área da saúde.
A finalizar a sessão, o senhor Conselheiro da Embaixada do Japão ensinou aos presentes algumas palavras em japonês. A Embaixada do Japão providenciou a entrega de revistas e folhetos informativos sobre o Japão, bem como cópias em papel da apresentação PowerPoint.

Créditos de imagens:
Milhafre - bandeira do Japão
Portal das Escolas - fotografia
Europe for visitors - biombo namban
Reuters - japanese students schooled with Nintendo
One Inch Punch - manga
Botropolis - robot
Anime Spirits - caracteres japoneses

Artigos relacionados:
Japão - O grande sismo (I)
Japão: Informação sobre ajuda ao povo japonês
Japão: um mês depois
GANBARE NIPPON ! 

Hiperligações:
Embaixada do Japão - Educação e Cultura

José Lourenço Cunha, Maria João Alvarez
(texto)
José Fernando Vasco
(selecção de imagens e hiperligações)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo