O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Condutores

As nossas crianças são o nosso mundo. As crianças são as maiores riquezas da nossa vida. Estamos sempre preocupados com elas. Procuramos uma boa creche, um jardim-de-infância, uma escola primária, etc. Nós organizamos as actividades extracurriculares. Os nossos filhos são tudo para nós. Até ao momento certo! Até ao momento em que a família se senta no carro.
Eu trabalho em Lisboa e todos os dias faço cerca de 40 km. Quase todos os dias úteis e sempre ao fim de semana vejo sempre os pais no assento da frente com o cinto de segurança e na parte de trás uma ou mais crianças brincando, saltando ou fazendo outras coisas sem nenhuma protecção, sem os cintos apertados! Hoje eu vi um exemplo muito interessante. O pai era o condutor e a mãe estava com a criança no assento de trás do carro. O miúdo estava sentado ao colo da mãe e ao lado deles estava uma cadeira de bebé a que alguns sacos foram apertados. Foi muito irónico, porque parece que os sacos com o que estava lá dentro eram mais preciosos do que o filho deste casal.
Depois podemos ver na televisão ou ouvir na rádio que aqui ou ali houve um acidente e algum miúdo morreu neste acidente. Muitas vezes, nós e a nossa estupidez somos culpados. Não há nenhuma desculpa para isto, porque não é uma questão de preço da cadeira do bebé, mas a nossa falta de responsabilidade. É incrível o quão limitada é a nossa imaginação. Como nós somos estúpidos porque não pensamos no nosso maior tesouro – as nossas crianças!
Rafał Bogel-Łukasik
(Formando da Polónia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo