O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«A saúde é uma construção diária, na qual todos devem ter um papel ativo!»


Maria Isabel Silva Reis, diretora médica na Clínica Pediátrica REFLIC, esteve ontem na BECRE e, durante cerca de uma hora, dialogou com os formandos EFA (B3 e S-Escolar) em torno das questões da saúde - conceito, atitudes e práticas.
Reiterando a importância das três dimensões - física, psíquica e social - da Saúde, defendeu que é «uma construção diária», na qual todos - indivíduos e profissionais - devem ter uma postura ativa.

A prática médica não se pode reduzir à mera prescrição de receituário. Os profissionais da Saúde devem trabalhar com os cidadãos na mobilização em torno da alteração de hábitos, só possível com a devida compreensão das situações e com o reforço  motivacional para a alteração de comportamentos de risco e a adoção de práticas saudáveis diárias. Articulado com a saúde infantil e juvenil, o diálogo com a plateia centrou-se em torno de múltiplas questões, nomeadamente, hábitos alimentares e comportamentos sexuais e outros. A mudança de atitudes e comportamentos dos mais velhos possibilita igualmente um mais eficaz acompanhamento e supervisão do crescimento saudável dos mais novos.

Divulgam-se os dados estatísticos relativos à avalição da atividade:


Artigos relacionados:
José Fernando Vasco

5 comentários:

Leonor Xavier disse...

«A saúde é uma construção diária, na qual todos devem ter um papel ativo!»: este foi o mote para um diálogo informal entre a Dra. Isabel Reis e os formandos, sobre o tema saúde. Foram explicados conceitos e práticas do dia-a-dia que poderão estar mais ou menos erradas.
Essencialmente ficou bem defendido que muitas vezes cometemos erros contra a nossa saúde com práticas menos saudáveis, a maior parte das vezes não por uma questão de dinheiro mas por falta de educação (alimentar) de tempo e por ser mais prático comer alimentos muito processados.
Hábitos que veem desde a nossa infância que em adultos não conseguimos e nem queremos melhorar e controlar, pagando mais tarde a vários níveis com a falta de saúde.
A certeza porém é que soube a pouco, ficou “água na boca” e a vontade de saber mais, ficamos a espera que haja outra oportunidade para aprofundar este tema que a todos diz respeito.

Leonor Xavier
(formanda EFA)

Graciete Neto disse...

No passado dia 29.10.12 assisti à conferência, na Becre Escola Secundária de Cacilhas Tejo, juntamente com os colegas da minha e de outras turmas e em conjunto com três dos meus formadores. A Dr.ª Maria Isabel Silva Reis, Diretora Médica na Clinica Pediátrica (Reflic), abordou a importância das dimensões física, psíquica e social da saúde. Foram abordados os assuntos sobre a situação de risco no homem, a Sida, e o problema da fome que tanto afeta as crianças em idade escolar. Achei muito interessante os diversos assuntos apresentados pela Doutora, apenas penso que um assunto tão importante tivesse uma duração de uma hora, o que achei pouco tempo. Espero que futuramente seja mais alargada, para que todos nós consigamos obter mais informações.
Concluindo, o debate foi elucidativo: eu gostei muito.

Graciete Neto
(formanda EFA)

Elisa Sousa disse...

A Drª Maria Isabel Reis falou-nos sobre o comportamento da criança e a forma de entender. Falou-nos como a saúde em Portugal é reconhecida na área de pediatria, assunto que para nós era desconhecido. Houve algumas abordagens da parte dos colegas e alguns professores, sobre a criança e o adolescente. O assunto criança é tão delicado como a adolescência: são idades que passam por várias fases complicadas, tanto para a criança como para o adulto o compreender. Falou-nos sobre alguns conceitos que deve serem introduzidos na educação e na área alimentar.

Elisa Sousa
(formanda EFA)

Cristina Soares disse...

No dia 29 Outubro de 2012 assistimos na BECRE a uma palestra dirigida por Maria Isabel Silva Reis, diretora médica na Clínica Pediátrica REFLIC, sobre o tema saúde, na companhia dos professores Miguel Almeida e José Fernando Vasco.
O tema mereceu bastante atenção por parte dos alunos que assistiram, tendo sido ouvidas diversas opiniões.
A questão das receitas e medicamentos, as rotinas e práticas diárias e adoção de comportamentos saudáveis foram discutidos durante a conferência.

Cristina Soares
(formanda EFA)

Alzira Lopes disse...

Numa altura destas em que a saúde está doente, é bom ouvirmos falar dela. Foi o que aconteceu na palestra a que assisti no dia 29 de outubro de 2012, conduzida pela Doutora Maria Isabel Silva Reis, diretora médica na clínica pediátrica reflic.
A Doutora transmitiu-me três valores importantes com o seu testemunho na palestra:
- A sua simplicidade e humildade ao dizer que não há um patamar entre médico e doente.
- Depois mostrou uma enorme sensibilidade social ao dizer que um doente não está menos de uma hora no seu consultório, para avaliar melhor cada caso.
É uma coisa a que não estamos muito habituados, visto as pessoas andarem numa correria constante, e como eu costumo dizer andam a correr para a morte.
- O corpo morre quando a alma está doente, pois o lado psíquico está interligado com o lado físico.
A palestra foi importante, pois nunca é demais salientar os cuidados com a alimentação, principalmente com as crianças, que estão sujeitas diariamente à publicidade na televisão.

Alzira Lopes
(formanda EFA)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo