O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Mo Yan - Nobel da Literatura 2012

Photo: © J. Kolfhaus, Gymn. Marientha,
Creative Commons Attr. Share Alike 3.0
O laureado com o prémio Nobel da Literatura de 2012 - Mo Yan («Não fale»), pseudónimo de Guan Moye (1955-...) - é um autor chinês pouco conhecido em Portugal e do qual apenas existe uma tradução: «Peito grande, ancas largas», um vasto fresco sobre a China do século XX.

A Academia sueca justificou a escolha pelo seu «realismo alucinante que mistura contos populares, história e contemporaneidade».



O seu único livro traduzido para português, publicado originalmente em 1996, trouxe-lhe problemas com o regime chinês, ao ponto de ter sido obrigado a fazer uma autocrítica à qual se seguiu a retirada do livro de circulação na China. Atualmente, Mo Yan é vice-Presidente da Associação de Escritores da China.

A reação à atribuição do prémio referido ao autor de «Red Sorghum» (1987) foi díspare. Junto da oposição chinesa ao regime oficial, a indignação imperou; o orgulho foi o sentimento dominante de alguns chineses entrevistados. Em termos internacionais, tem sido apontada como prova da crescente influência internacional da China, depois da atribuição do Nobel da Paz a Liu Xiaobo e do da Literatura a Gao Xinjian*, ambos opositores ao regime político chinês. Em suma, uma escolha que ainda irá proporcionar muita polémica, quer literária quer política.

* A BECRE possui
no seu fundo documental



Hiperligação:

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo