O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Ana Teresa Pereira vence o Grande Prémio de Romance e Novela 2011


«A Associação Portuguesa de Escritores (APE) atribuiu o Grande Prémio de Romance e Novela 2011 a Ana Teresa Pereira pela obra «O Lago». Ana Teresa Pereira, Maria Teresa Horta, Mário Cláudio, Nuno Júdice e Teolinda Gersão foram os cinco finalistas, das 103 candidaturas apresentadas (só uma vez este número foi ultrapassado). O júri foi constituído por Luísa Mellid-Franco, José Manuel Vasconcelos, Manuel Gusmão, Manuel Simões e Silvina Rodrigues Lopes, e presidido por José Correia Tavares.


Sobre «O Lago», Manuel de Freitas escreveu no Atual, de 28 de Janeiro: «Aos que pudessem achar que a escrita da autora se estava a enredar de modo quase previsível nas suas próprias obsessões, O Lago vem provar que não é exatamente assim. O deserto cresce, confundindo-se com a neve, e a trama deste livro resume-se ao encontro entre um dramaturgo/autor e uma “dançarina ferida” que, ao tornar-se atriz e amante do primeiro, se coloca à mercê de um deus sinistro, alguém que só podia amar “um ser criado para ele” e que “não separa o palco da vida”
Ana Teresa Pereira é autora de uma vasta obra ficcional, desdobrada em romance, novela e conto. O policial, o western e o juvenil são géneros que tem regularmente frequentado (o seu primeiro livro, Matar a Imagem (1989), foi publicado ao vencer o Prémio Caminho Policial).
A obra de Ana Teresa Pereira foi elogiada por críticos como Eduardo Prado Coelho, António Guerreiro e Manuel de Freitas. Em 2005 recebeu o Prémio Pen Club Português de Ficção, por Se Nos Encontrarmos de Novo, e em 2007 o Prémio Máxima de Literatura por A Neve...»

Fonte:
Relógio d'Agua


Obra de Ana Teresa Pereira
disponível para consulta na BECRE


José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo