O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

ORESTEIA de Ésquilo


No dia 14 de outubro a Companhia de Teatro de Braga levará a cena, no palco da sala principal do Teatro Municipal de Almada, a tragédia "Oresteia" de Ésquilo.
Ésquilo deixou uma obra que se confunde com a própria história do teatro. Primeiro grande dramaturgo europeu, foi um autor de inexcedível criatividade poética no tratamento dramatúrgico dos temas eternos que preocupam os homens. Apresentada em Atenas em 458 a.C., a trilogia Oresteia (Agamémnon, Coéforas e Euménides) é feita de três etapas de uma mesma história que, em sequência cronológica, narram o assassínio de Agamémnon, rei de Argos, pela sua mulher Climnestra; o assassínio desta pelo filho vingador do pai, Orestes; e, finalmente, a expiação de Orestes pela morte da mãe, mau grado a proteção dos deuses e a sua absolvição pelo tribunal de Atenas. O tema da justiça que tarda mas se cumpre, mesmo se na penumbra interior da consciência de cada homem, eis do que fala o Coro das Coéforas na reflexão central desta trilogia de Ésquilo - dramaturgo de superlativa grandeza, cujas tragédias consagrou ao Tempo.

Tradução: Manuel de Oliveira Pulquério.
Encenação e dramaturgia: Rui Madeira.
Assistente de encenação: Nuno Campos Monteiro.
Atores: Ana Bustorff, André Laires, António Jorge, Carlos Feio, Eduardo Chagas, Frederico Bustorff Madeira, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá.
Coros: Amália Oliveira, Ana Cristina Oliveira, André Antunes, André Pacheco, Cristiano Lima, Deolinda Mendes, Helena Guimarães, Hugo Silva, Humberto Silva, Joana Palha, João Chelo, Joaquim Carvalho, Jorge Bentes Paulo, José Augusto Ribeiro, José Domingos Marinho, Maria do Céu Costa, Maria Elisa Fernandes, Maria Julita Capelo, Manuela Artilheiro, Samuel Gomes, Susana Silva, Tatiana Mendes, Teodorico Enes.
Cenografia e figurinos: Samuel Hoff.
Criação de Máscara: António Jorge.
Desenho de luz: Fred Rompante.
Criação vídeo: Frederico Bustorff Madeira.
Criação sonora: Luis Lopes.
Design gráfico: Carlos Sampaio.
Fotografia de cena: Paulo Nogueira.

SALA PRINCIPAL
14 OUTUBRO
Dom às 15h00
Duração: cerca de 3h30m c/intervalo
M/12
Clube de Amigos: 6€ / Acompanhantes: 8€
Fonte: TMA
Sónia Lapa



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo