O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Uma interação rara: Gorila da montanha beija humano


No Parque Nacional de Bwindi, no Uganda, um turista norte-americano foi abordado por um grupo de gorilas adultos e suas crias enquanto gravava imagens do local. O vídeo, divulgado há semanas no YouTube, já foi observado por mais de um milhão de pessoas (os gorilas aparecem após 1:04 minutos de visualização).
Ao verem o homem sentado na berma, os gorilas-da-montanha (Gorilla beringei beringei) fizeram uma paragem. A dada altura, uma fêmea aproxima-se e dá um "beijo" na face do turista.
Situado nas montanhas do extremo sudoeste do Uganda, à beira do Vale do Rift, junto à fronteira com a República Democrática do Congo e cobrindo uma área de 32 mil hectares, o Parque Nacional de Bwindi contém uma população considerável de gorilas-da-montanha em estado selvagem, uma espécie em vias de extinção (a contagem de 2006 deu conta de cerca de 340 indivíduos).

Alguns dados sobre os gorilas-da-montanha:
Nome popular: Gorila da Montanha
Nome Científico: Gorilla gorilla beringei Distribuição geográfica: Este do Zaire, Ruanda, Uganda, a altitudes entre os 1600 m e os 4000 m.
Habitat natural: Florestas tropicais secundárias.
Hábitos alimentares: Os gorilas são animais predominantemente herbívoros, alimentando-se de folhas e rebentos.
Tamanho: Macho: média de altura de 1,70 metros; Fêmea: média de altura de 1,50 metros.
Peso: Macho: 160 kg; Fêmea: 90 kg (em liberdade).
Período de gestação: 250-270 dias
Número de crias: 1, gémeos raros
Tempo médio de vida: 35 anos
Estado de conservação da espécie: Esta espécie encontra-se em perigo de extinção, devido à caça e à destruição do seu habitat natural.

Hiperligações:
Parque Nacional de Bwindi
Gorila - Wikipedia
International Gorilla Conservation Programme (IGCP)
Rosa Espada


1 comentário:

Anónimo disse...

Hі thеre! I could have ѕworn I've been to this website before but after reading through some of the post I realized it'ѕ new to mе.
Νonetheless, I'm definitely delighted I found it and I'll be boοk-mаrking anԁ cheсking
back frequеntly!

http://www.clаѕsfreedom.com/іndех.
php?р=blogs/vіewstory/505011
My website :: digger derricks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo