O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Património industrial de Cacilhas: As memórias do trabalho

Graças a amável oferta da Junta de Freguesia de Cacilhas o acervo da nossa BECRE foi reforçado com uma obra que reflete cerca de quatro décadas de trabalho industrial na área da reparação naval em Cacilhas.

«SORENA - 44 anos entre Cacilhas e o Ginjal, uma história com muitas estórias», da autoria de Augusto Flor, Ivone Marques e Violeta Morais, apresenta-se com um elenco de testemunhos de vidas do meio laboral. Para além  da história da Sociedade de Reparação de Navios o trabalho revive igualmente toda a indústria naval no concelho de Almada (a partir do relacionamento com outras empresas, CPP, H. Parry & Son, Arsenal do Alfeite, Lisnave) e a nível distrital e nacional (Setenave, Estaleiros Navais de Pedrouços), reconhecendo o valor destas memórias e saber-fazer, "enquanto património social, cultural, tecnológico e económico extremamente relevante a nível local, regional e nacional."(da obra)

O livro apresenta as perspetivas de abordagem dos seus autores (da área da antropologia e da história), permitindo a perceção de vertentes diversas de um património industrial, não esquecendo os fatores humanos e sociais, para além da transmissão dos conhecimentos técnicos. Este estudo e divulgação socorreu-se dos testemunhos dos intervenientes diretos (através das narrativas de 70 trabalhadores) e registos materiais, nomeadamente fotografias e documentos pessoais e empresariais. A vida em Cacilhas e no Ginjal também nos aparece retratada durante a existência da empresa, assim como o ambiente social e político da época.

Ao longo de 12 capítulos a estrutura da obra é a seguinte:
I.A sociedade portuguesa nos anos 40
II.A propriedade dos meios de produção
III.44 anos em Cacilhas
IV.A disciplina, o poder e o medo
V.As Secções, seus trabalhadores e suas estórias
VI.Identidade sociológica e antropológica
VII.O 25 de Abril de 1974
VIII.Alfabetização
IX.O Grupo Desportivo dos Trabalhadores
X.Nós e os outros - a solidariedade operária
XI.A amizade permanece
XII.Visita guiada à SORENA pelo Mestre Júlio Dinis

Certamente um valioso contributo para o nosso fundo local e um excelente recurso para a comunidade de utentes.

Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo