O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Novos manifestantes, novos espaços - hacktivismo

O Nº 191 do Courrier internacional está disponível para consultar na BECRE.
Em destaque, como tema de capa - A hora do hacktivismo.

«O irresistível apelo da pirataria» - Protestos, muitas vezes ilegais, são praticados por grupos de piratas informáticos, como o Anonymous ou o LulzSec; o ciberespaço prolonga a realidade física e torna-se plataforma de luta política.

«A era do iluminismo digital» - "Os clubes de piratas informáticos (hackerspaces) têm poder para mudar o mundo, explica um jornalista especializado na área das tecnologias de informação".

«Uma arma inesperada para o cibercrime» - o novo fenómeno informático, o cloud computing, levanta inquietações de variada ordem. Não rejeitando o progresso, há que "ter os olhos bem abertos e não embarcar de olhos fechados no Admirável Mundo Novo, não vá este transformar-se em Mil Novecentos e Oitenta e Quatro" (Richard  Stallman).

A ler igualmente:

Portugal - biografia: «Um olhar brasileiro sobre Pessoa» - Alguns factos inéditos são apresentados, contrariando escritos até agora publicados.

Economia: «A morte do capitalismo de cavalheiros»

Ciência e tecnologia - tecnologia: «O 'Big Brother' aperfeiçoa-se» - Novos dispositivos permitem maior controlo.

Ciência e tecnologia - genética: «Viagem aos laboratórios de biotecnologia» - A nova forma de ultrapassar a crise alimentar global, a partir de culturas capazes de superar as dificuldades, quer dos ambientes hostis, mas também como possibilidade de um aumento da produtividade.
Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo