O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Letras e Cores, Ideias e Autores da República


«No ano em que se comemoram 100 anos sobre a implantação da República, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, concebeu e produziu a Exposição em cartazes “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, uma iniciativa transversal à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, aos 308 Municípios nacionais, abrangendo o território de Continente e Ilhas mas também o território Lusófono e bem assim o Brasil, Universidades, Leitorados, Embaixadas de Portugal e outros espaços culturais.
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.
Assim, temos o maior prazer em o convidar para a cerimónia de apresentação oficial da Exposição, que irá decorrer no Museu Nacional do Traje, Largo Júlio de Castilho, Lumiar, no próximo dia 16 de Julho, às 16h, e que contará com a presença de S. Exa. a Ministra da Cultura, Dr.ª Gabriela Canavilhas, e S. Exa. o Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Dr. Artur Santos Silva, a qual será seguida de um porto de honra.»
Fonte:
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo