O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Reóstato


O reóstato é um dispositivo utilizado para fazer variar a resistência de um circuito eléctrico, aumentando ou diminuindo, conforme o desejado, a intensidade da corrente nesse circuito. São dispositivos que podem apresentar formas e dimensões diversas de modo a obter uma resistência variável.
Na imagem, apresenta-se um reóstato constituído por uma base de ferro fundido na qual se fixa uma placa circular de pedra de cor negra, com uma gola em toda a sua circunferência. Nessa gola fica posicionada uma hélice de fio metálico grosso, cujas extremidades se ligam a dois bornes. Esta hélice fica, assim, com um contorno circular. Um pequeno manípulo de madeira centrado na placa faz mover um comutador ao longo da hélice, permitindo deste modo variar a resistência útil da mesma. A base está pintada de preto com uma decoração simples de linhas douradas. Assenta por três pés com orifícios, que se podem fixar por parafusos a uma base sólida.
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo