O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O que é o "método científico"?

Um interessante vídeo de animação para ensinar o caminho trilhado pelo cientista quando em busca das "verdades" científicas. Como é importante informar também os alunos que há vários caminhos possíveis, o professor não deve esquecer de transmitir a ideia de K. Popper (1902-1994):

"Começo, regra geral, as minhas lições sobre Método Científico dizendo aos meus alunos que o método científico não existe. Acrescento que tenho obrigação de saber isso, tendo eu sido, durante algum tempo, pelo menos, o único professor desse inexistente assunto em toda a Comunidade Britânica. (...) Tendo, então, explicado aos meus alunos que não há essa coisa que seria o método científico, apresso-me a começar o meu discurso, e ficamos ocupadíssimos. Pois um ano mal chega para roçar a superfície mesmo de um assunto inexistente."

POPPER, K. R., 1956, "Acerca da inexistência do método científico", in Prefácio da edição de 1956 do livro O realismo e o objetivo da ciência, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1987.

Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo