O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«O Ensino do Português» de Maria do Carmo Vieira










Disponível para consulta na BECRE a partir de 07 JULHO 2010


« Em O Ensino do Português salienta-se a existência de uma certa pedagogia encarada como inovadora, mas que, na verdade, se baseia na aplicação de teorias da educação ultrapassadas. Instalada oficialmente no Ensino, desde 2003, reflectiu-se nos curricula [...] Assim, exigência, força de vontade, desejo de ultrapassar a dificuldade, de compreender e de saber foram substituídos em bloco pela convivência com a facilidade e o sucesso garantido [...] em particular a disciplina de Português, na qual se privilegiam insensatamente o texto informativo e o texto utilitário, bem como a linguística descritiva e tecnicista, em detrimento da literatura e da gramática normativa, respectivamente. »

Maria do Carmo Vieira, filóloga românica, mestre em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa (temática de Literatura de Viagens) e professora do Ensino Secundário, é a autora do primeiro título da colecção Ensaios da Fundação lançada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Neste pequeno mas sugestivo e certamente polémico ensaio, Maria do Carmo Vieira reflecte sobre a Nova Concepção de Escola e o Novo Perfil do Professor, introduzidos com a Reforma de 2003-2004; a Terminologia Linguística para os Ensino Básico e Secundário (TLEBS), a disciplina de Português nos Ensinos Secundário e Básico (3 ciclos), a Iniciativa Novas Oportunidades e a Revisão dos Programas do Ensino Básico.

Do Prefácio, consta a seguinte citação de Olga Pombo
com quem partilhámos Escola, Ensino e Instrução
no passado mês de Abril.


«Só a escola inscreve, no caminhar sempre para diante da condição humana,
o retorno, o regresso ao legado cultural do passado
e, assim, dá continuidade ao elo da criação.»

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo