Disponível para consulta na BECRE a partir de 07 JULHO 2010
« Em O Ensino do Português salienta-se a existência de uma certa pedagogia encarada como inovadora, mas que, na verdade, se baseia na aplicação de teorias da educação ultrapassadas. Instalada oficialmente no Ensino, desde 2003, reflectiu-se nos curricula [...] Assim, exigência, força de vontade, desejo de ultrapassar a dificuldade, de compreender e de saber foram substituídos em bloco pela convivência com a facilidade e o sucesso garantido [...] em particular a disciplina de Português, na qual se privilegiam insensatamente o texto informativo e o texto utilitário, bem como a linguística descritiva e tecnicista, em detrimento da literatura e da gramática normativa, respectivamente. »
Maria do Carmo Vieira, filóloga românica, mestre em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa (temática de Literatura de Viagens) e professora do Ensino Secundário, é a autora do primeiro título da colecção Ensaios da Fundação lançada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Neste pequeno mas sugestivo e certamente polémico ensaio, Maria do Carmo Vieira reflecte sobre a Nova Concepção de Escola e o Novo Perfil do Professor, introduzidos com a Reforma de 2003-2004; a Terminologia Linguística para os Ensino Básico e Secundário (TLEBS), a disciplina de Português nos Ensinos Secundário e Básico (3 ciclos), a Iniciativa Novas Oportunidades e a Revisão dos Programas do Ensino Básico.
Do Prefácio, consta a seguinte citação de Olga Pombo
com quem partilhámos Escola, Ensino e Instrução
no passado mês de Abril.
«Só a escola inscreve, no caminhar sempre para diante da condição humana,
o retorno, o regresso ao legado cultural do passado
e, assim, dá continuidade ao elo da criação.»
com quem partilhámos Escola, Ensino e Instrução
no passado mês de Abril.
«Só a escola inscreve, no caminhar sempre para diante da condição humana,
o retorno, o regresso ao legado cultural do passado
e, assim, dá continuidade ao elo da criação.»
José Fernando Vasco
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