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A Matemática no Ensino Secundário (1ª publicação - 15.01.2010)

A Matemática no Ensino Secundário e a sua articulação com o Ensino Superior, os programas curriculares e o papel daquela área científica na formação dos alunos; foram alguns dos assuntos debatidos na Conferência/Encontro dos professores de Matemática da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo com o professor João Cabral da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Após a apresentação do currículo de João Cabral pelo professor-bibliotecário da BE/CRE, o professor Gregório Pirraça enquadrou o problema da (des)articulação entre o que se ensina no Ensino Secundário e as necessidades sentidas por alunos e professores no Ensino Superior, para além de abordar genericamente questões tão pertinentes quanto as do (des)conhecimento real e concreto das realidades (díspares, aliás) do secundário por parte da Universidade.
Níveis de exigência em declínio no Ensino Secundário, na opinião dos presentes, chocam com aquilo que João Cabral sublinhou como indispensável: uma maior conceptualização, ou seja, o desenvolvimento da linguagem matemática formal. Para tal, há que evitar os equívocos graves dos últimos anos: a máquina de calcular, a aprendizagem baseada na mera repetição de exercícios ou a focalização da "utilidade da matemática".
Os professores presentes, com o convidado, debateram o problema das reformulações do(s) programa(s) de Matemática, a partir da década de 1990, como claramente causadoras daqueles equívocos cujo resultado consideraram verdadeiramente alarmantes a nível nacional.
As preocupações estatísticas, nos ensinos básico e secundário e os condicionalismos políticos deste problema - as implicações de Bolonha foram invocadas na reflexão conjunta - foram igualmente parte das várias intervenções dos professores presentes.
Como grandes conclusões a retirar do debate, destacam-se a absoluta necessidade de correcção dos erros cometidos no passado - que implicam nova reformulação dos programas - e de comunicação/articulação entre os professores de Matemática dos ensinos secundário e universitário, que deverão debater e chegar a consensos sobre as necessidades de aprendizagem dos alunos em Matemática, em ambos os graus de ensino. A articulação entre Ensino Secundário e Ensino Superior deverá igualmente traduzir-se em programas específicos para a promoção da literacia científica na área da Matemática, desenvolvidos integradamente pelos dois níveis de ensino.
 José Fernando Vasco

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