A Matemática no Ensino Secundário e a sua articulação com o Ensino Superior, os programas curriculares e o papel daquela área científica na formação dos alunos; foram alguns dos assuntos debatidos na Conferência/Encontro dos professores de Matemática da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo com o professor João Cabral da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Após a apresentação do currículo de João Cabral pelo professor-bibliotecário da BE/CRE, o professor Gregório Pirraça enquadrou o problema da (des)articulação entre o que se ensina no Ensino Secundário e as necessidades sentidas por alunos e professores no Ensino Superior, para além de abordar genericamente questões tão pertinentes quanto as do (des)conhecimento real e concreto das realidades (díspares, aliás) do secundário por parte da Universidade.
Os professores presentes, com o convidado, debateram o problema das reformulações do(s) programa(s) de Matemática, a partir da década de 1990, como claramente causadoras daqueles equívocos cujo resultado consideraram verdadeiramente alarmantes a nível nacional.
As preocupações estatísticas, nos ensinos básico e secundário e os condicionalismos políticos deste problema - as implicações de Bolonha foram invocadas na reflexão conjunta - foram igualmente parte das várias intervenções dos professores presentes.
Como grandes conclusões a retirar do debate, destacam-se a absoluta necessidade de correcção dos erros cometidos no passado - que implicam nova reformulação dos programas - e de comunicação/articulação entre os professores de Matemática dos ensinos secundário e universitário, que deverão debater e chegar a consensos sobre as necessidades de aprendizagem dos alunos em Matemática, em ambos os graus de ensino. A articulação entre Ensino Secundário e Ensino Superior deverá igualmente traduzir-se em programas específicos para a promoção da literacia científica na área da Matemática, desenvolvidos integradamente pelos dois níveis de ensino.
José Fernando Vasco
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