O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«O prazer de ler e de escrever»

Oferecido pelo CNO de Cacilhas
Disponível para consulta na BECRE 
a partir de 06 Julho 2010

«O Centro Novas Oportunidades de Cacilhas, ao integrar o Plano Nacional de Leitura, criou em Janeiro de 2010 o Universo das Literacias, com o objectivo de promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, entre a população adulta, bem como alargar e diversificar as acções promotoras de leitura em contexto escolar, na família e em outros contextos sociais.
Com o incentivo e apoio da equipa técnico-pedagógica, alguns adultos têm reflectido sobre livros, revistas, artigos, bem como produzido textos poéticos e narrativos, o que lhes tem permitido evidenciar competências e enriquecer o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, nas diferentes áreas.
De salientar ainda que adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências [RVCC] têm proporcionado, na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos [BECRE] da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, momentos enriquecedores e profícuos, ao partilharem, com entusiasmo e emoção, o prazer de ler e de escrever. [...]
O caminho que estamos a percorrer conduzirá, seguramente, ao desenvolvimento e ao conhecimento, pois, tal como refere Garcia Marquéz, "o importante é aproveitar o momento e aprender a sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver".
A Equipa Técnico-Pedagógica
"Apresentação"
in: O prazer de ler e de escrever, pág.4.

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo