David com a cabeça de Golias
1599
Óleo sobre tela
Galleria Borghese, Roma
O interesse da pintura de Caravaggio reside, precisamente, nos valores lumínicos, aproximando-a da intensidade dramática que caracterizou a pintura barroca; por outro lado, a inspiração em modelos de gente vulgar captadas em tabernas e em cenas quotidianas para retratar personagens sagradas, veio acrescentar uma vertente de mistério e ambiguidade à simples leitura dos temas. Apesar da aparente banalidade com que os assuntos são trabalhados, as suas atmosferas resultam densas, expressivas e perturbadoramente verdadeiras, aspectos que paradoxalmente acentuam a sua intensa espiritualidade. Nas figuras apresentadas os modelos são homens comuns do povo representados na sua simplicidade e num ambiente natural onde a luz assume o principal protagonismo e a obscuridade das cenas é revelada pela técnica do «claro-escuro». O “caravagismo” viria a referir-se a uma pintura de luz violenta e fortemente contrastada, bem como à inspiração na vida quotidiana em que se inspiraram alguns dos seus seguidores.
«A vocação de S. Mateus» (1599-1600) de Caravaggio
Caravaggio foi um horticultor de pincel
Jorge Fernandes
(Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico)
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