O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«As Linguas Abrem Caminhos» e a ESCT


Na próxima sexta- feira, dia 26 de Novembro, a Escola Secundária Cacilhas-Tejo irá destacar na cerimónia de entrega de menções honrosas, entre os alunos com mérito inegável, os discentes participantes no concurso "As Línguas Abrem Caminhos" e vencedores do 1º e 2º prémios do 4º escalão (ensino secundário).
O grupo agraciado com o primeiro prémio, do qual fazem parte Carlos Lopes, Helena Pinto, Gabriel Pereira e Rosana Fernandes, alunos do 11º F no presente ano lectivo, construíram um blogue: http://aslnguasabremcaminhos.blogspot.com/, com o intuito de criar um espaço de acesso público não só de consulta, mas discussão e troca de ideias e experiências sobre as línguas e comunicação, enriquecido com separadores para “Mensagens de Autores”, “Imagens”, “Vídeos”, música e hiperligações a sítios relevantes. Nas duas apresentações públicas, os alunos além de convidar os presentes a explorar o blogue e acompanhá-los nessa mesma exploração, foram questionados sobre o processo criativo do projecto.
A ideia de construir um blogue surgiu no intuito de passar a imagem de que as línguas são um bem essencial e uma mais-valia para o diálogo entre culturas, recorrendo às novas tecnologias como estratégia motivadora e apelativa que convida à comunicação. Esta ferramenta tem a vantagem de permitir um trabalho em constante evolução e, neste caso particular, pretendeu-se criar um que possibilitasse a exploração do tema, deixando em aberto a possibilidade de qualquer pessoa poder participar.
De facto, este blogue tem despertado tal interesse que a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, além de lhe atribuir o 1º prémio, entregue em Braga no colégio D. Diogo de Sousa (28 de Setembro), convidou os alunos a estarem presentes na Expolíngua, no Centro de Congressos de Lisboa, no passado dia 5 de Novembro. para apresentarem novamente o seu trabalho.
As línguas têm efectivamente aberto caminhos aos nossos alunos cujo esforço e empenho viram, assim, reconhecido e aplaudido por professores e alunos de várias zonas do país.
Estes alunos do 11º ano não estiveram, no entanto, sozinhos no seu nervosismo perante um auditório repleto, pois duas alunas, do agora 3º L (turma de Design Gráfico), foram também distinguidas com o 2º prémio desse concurso. As alunas Diana Secrieru e Jessica Rocha transportaram a sua concepção de "Comunicar" para uma tela. Para explicar a mensagem passa-se a citar a memória descritiva do mesmo, conforme apresentada à DGIDC:
"Trata-se de um quadro alusivo à amizade e à comunicação como elemento unificador dos diferentes povos e raças. O simbolismo das cores e o entrelaçar das mãos apontam para a paz no mundo, alicerçada na comunicação entre os seres humanos. Nesse sentido, há que caminhar para um futuro em que a fraternidade, a tolerância e a solidariedade serão valores respeitados.
Mais do que trocar palavras, comunicar é ir ao encontro do outro, é partilhar, ouvir, ser tolerante… Porque não utilizar as línguas para alcançar esse objectivo?" Ficamos com esta mensagem para reflectir, agradecendo a estes alunos pela sua coragem e entusiasmo ao aceitar os desafios que lhes são colocados e pelo bom exemplo que nos deixam. Resta a esperança de que este espírito voe e nos contagie a todos......
(lançamento de balões com mensagens dos alunos,
Colégio D. Diogo de Sousa - Braga)

Cristina Oliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhor, um excelente post escrito por uma excelente professora!

Carlos Lopes

Anónimo disse...

Concordo com o Carlos!
Helena Pinto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo