No dia 28 de Outubro de 2010 fomos, juntamente com a turma U e os formadores Domitila Cardoso, Mário Azevedo, Silvestre Ribeiro e Gabriela Gonçalves ao Museu das Comunicações, na Rua do Instituto Industrial em Lisboa. Havíamos combinado encontrarmo-nos em Cacilhas, junto à Transtejo e às 19:30 horas, o que veio a suceder. Fizemos a travessia do Tejo num dos barcos dessa Empresa com partida de Cacilhas às 19h 35m. Do Cais do Sodré até ao museu deslocámo-nos a pé.
Após breve espera no átrio do edifício, pouco mais que o tempo necessário para a formadora Domitila Cardoso adquirir os ingressos, subimos, com a guia, ao último piso, para visitarmos a Casa do Futuro: uma das exposições permanentes ao serviço das pessoas com necessidades especiais. Achei interessante essa exposição que a incansável guia não regateou esforços por dar a conhecer convenientemente. Fiquei estupefacto com tanta tecnologia! O quarto da Avó, a cozinha, a sala de cinema,... abarrotados de tecnologia de ponta, são espaços que me fascinaram. Porém, a falta de privacidade, motivada pela sementeira de câmaras estrategicamente colocadas, não me agradou.
De seguida visitámos o Future Labs que é uma autêntica montra de novas tecnologias investigadas e desenvolvidas em Portugal. Houve ainda um tempinho para nos inteirarmos da forma como funcionavam os Correios no passado. A Mala Posta, o seu sistema de locomoção e todas as “engrenagens” para o funcionamento do sistema, transportaram-me ao mundo nostálgico dos humanos mais conservadores e arcaicos. Adorei essa parte da visita!
Achei esta aula no exterior muito proveitosa pelos conhecimentos que adquiri e pelo convívio que me proporcionou. Que pena não serem mais frequentes! Regressámos ao ponto de partida utilizando os mesmos meios que nos levaram até lá. Em Cacilhas, cada qual foi à sua vida, quiçá relatar aos seus familiares esta experiência maravilhosa.
Hiperligação:
(Turma L - Curso EFA B3)
Sem comentários:
Enviar um comentário