Apresentam-se os dados estatísticos relativos à requisição de recursos BECRE entre setembro de 2011 e junho de 2012.
A partir da compilação de registos de requisições verificadas ao longo do ano letivo, agora é possível apresentar, de forma consolidada, dados que permitem perceber...
Que tipos de recursos constituem o grupo dos mais utilizados?
* a evolução mensal das requisições, nas suas três modalidades - BECRE, domiciliária e sala de aula; regista uma justaposição ao calendário escolar, não somente aos períodos letivos como igualmente aos momentos formais de avaliação. Os alunos são maioritariamente os utilizadores dos recursos.
* a evolução mensal das requisições por tipo de recurso revela-nos a quase inexistente utilização de CD, um peso muito significativo de dicionários e máquinas de calcular no conjunto das requisições, cerca de um em cada quatro recursos utilizados é um livro, e um em cada dez um DVD.
* o peso relativo de cada modalidade e tipo de recurso no conjunto das requisições revela-nos uma direta associação entre o empréstimo para sala de aula e o domínio das requisições por dicionários e máquinas de calcular. As requisições domiciliárias representam apenas cerca de 1/5 do total. A requisição de DVDs para domicílio ou sala de aula - reservada a professores - apresenta percentagens de utilização do fundo bastante elevados: 38% dos DOCS e 68% dos títulos de Ficção foram utilizados. A requisição de livros é sobretudo feita por alunos/adultos (71%) e professores (25%). As preferências vão para a literatura (56%), sobretudo a universal, e para o ensaio (28%), sobretudo nas áreas da História, Arte, Educação e Filosofia. A utilização do fundo BECRE Livro é da ordem dos 7%.
* a média diária anual de requisições domiciliárias e para sala de aula é de respetivamente 5 e 17 itens.
Sem comentários:
Enviar um comentário