O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Em Genebra, o LHC deu-nos a "partícula de Deus" ou o bosão de Higgs



Peter Higgs, Modelo Padrão das partículas subatómicas simplificado, constituição do Universo (no sentido dos ponteiros do relógio)

Tudo parece indicar que 47 anos depois da sua previsão pelo físico britânico Peter Higgs, a partícula subatómica mais famosa do mundo foi agora descoberta.
O bosão de Higgs é uma partícula que vem completar o Modelo Padrão de partículas subatómicas - uma teoria matemática que identifica as partículas constituintes da matéria e descreve como estas interagem entre si - e permitir estudos futuros em torno de como se forma a massa observada na matéria presente no universo. 
Mas a descoberta da "partícula de Deus" constitui apenas mais um passo no longo caminho da ciência em busca do mecanismo de formação do universo que habitamos. E porque ainda nos falta conhecer os restantes 96% da matéria que constitui o universo e as teorias científicas não são definitivas (nem completas), segue-se agora a determinação objectiva da natureza desta nova partícula e do seu comportamento, assim como tentar perceber a assimetria da matéria, a matéria e a energia escuras, e a gravidade, questões para as quais o Modelo Padrão ainda não nos dá uma resposta. 


Hiperligações:

Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo