A equipa de professores-colaboradores, criada para complementar, diversificar e aprofundar o apoio prestado pela equipa BECRE aos utilizadores da biblioteca escolar, desenvolveu o seu trabalho em cinco grandes áreas:
* Impressão e digitalização;
* CDU (apoio nas estantes);
* Elaboração de trabalho;
* Internet;
* Programas informáticos;
Os 12 professores-colaboradores, em complementaridade ao apoio prestado pela equipa BECRE, contribuíram para 1689 ações de apoio direto aos utilizadores, numa média diária de 12 apoios.
* Impressão e digitalização;
* CDU (apoio nas estantes);
* Elaboração de trabalho;
* Internet;
* Programas informáticos;
Os 12 professores-colaboradores, em complementaridade ao apoio prestado pela equipa BECRE, contribuíram para 1689 ações de apoio direto aos utilizadores, numa média diária de 12 apoios.
O apoio prestado, por solicitação direta por parte do utilizador ou por intervenção BECRE, destinou-se maioritariamente aos alunos/adultos de cursos diurnos cientifico-humanísticos e profissionais (1209) e aos professores de Ciências Sociais e Humanas (45) e Línguas (29).
Excetuando o apoio prestado no serviço de impressão/ digitalização - cujo peso relativo, inflacionado, justifica-se pela substituição da máquina impressora/ digitalizadora e do respetivo interface - foi sobretudo no contacto e procura de livros nas estantes (35%) que o apoio se centrou, facto positivo pela possibilidade de divulgação e melhor e mais direto conhecimento do fundo documental BECRE.
Em suma, mesmo considerando os necessários ajustes decorrentes de um primeiro ano de experimentação, considera-se que a existência de uma equipa de professores-colaboradores que, articuladamente, contribua para o serviço de apoio ao utilizador; é importante por duas razões fundamentais:
* permite a diversificação dos percursos de formação dos professores que trabalham na biblioteca escolar e, concomitantemente, o enriquecimento do apoio prestado.
* permite que o apoio possa ser prestado a um número maior de utilizadores, em áreas mais diversificadas e com resultados expectáveis mais favoráveis.
José Fernando Vasco
Sem comentários:
Enviar um comentário