O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Ambiente - Sustentabilidade

No passado dia 18 de Fevereiro de 2011, o formando do curso de Português para Falantes de Outras Línguas (nível B1/B2), Rafał Bogel-Łukasik, presenteou os colegas com uma fantástica apresentação sobre Ambiente e Sustentabilidade. Esta temática insere-se no estudo da Unidade de Formação de Curta Duração 6397 – Eu, a sociedade e a cultura.
Rafal Bogel, formando da Polónia a viver em Portugal e a trabalhar na Unidade de Bioenergia do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, utilizando uma linguagem técnica, mas simultaneamente acessível, evidenciou um excelente desempenho em termos da língua portuguesa. Uma das colegas afirmou mesmo: “Estou impressionada!”
Rafal referiu-se à situação de Portugal e às directivas europeias, à experiência do nosso país em termos de energia eólica, solar e aproveitamento dos mares e oceanos.
Explicou que os resíduos, a palha e a casca do arroz, o milho,a colza e o trigo podem ser convertidos em biocombustíveis. Em seguida afirmou que a utilização dos biocombustíveis é vantajosa, pois reduz significativamente a emissão de gases poluentes. Para além disso, trata-se de uma fonte de energia renovável, contrariamente aos combustíveis fósseis.
A apresentação terminou com uma alusão a Marie Skłodowska Curie, cientista polaca que recebeu o prémio Nobel de Física (1903) e o prémio Nobel de Química (1911). Rafał salientou que o elemento químico conhecido como polónio foi descoberto pelo casal Curie e posteriormente assim designado em homenagem ao país natal de Marie Skłodowska Curie.
Rafał sublinhou o facto de estarmos a celebrar o centenário do Nobel de Química - Ano Internacional da Química 2011 (AIQ2011).
A apresentação suscitou a participação de todos e deu origem a um debate bastante enriquecedor. 
 
José Lourenço Cunha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo