O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

As minhas dificuldades na República Portuguesa

Uma das grandes dificuldades que tive em Portugal foi tratar de assuntos burocráticos. Inicialmente eu vim para Portugal por apenas 18 meses e não me preocupei especialmente com o registo no SEF. No entanto, com o tempo eu comecei a organizar a minha vida e fiz tudo o que era necessário para viver legalmente. O problema foi que quando cheguei a Portugal, a Polónia era um novo membro da União Europeia e para os Portugueses, os Polacos eram tratados como outras nações como os ucranianos e romenos, mas não como outros membros da União Europeia. Lembro-me que há cinco ou seis anos atrás eu passei muitas horas à espera, a partir das 4 ou 5 da manhã, à chuva para entrar no SEF, em Cascais. Mas mesmo assim não fui bem sucedido por causa da falta de algum documento estúpido e sem sentido. Poucos meses depois, eu apresentei todos os documentos ao SEF e esperei por um cartão de residência. Eu sou uma pessoa que gosta de estar bem informada. Eu sabia que o SEF tinha sessenta dias ou tal para fazer o registo e para emitir o cartão. Claro que, de acordo com a mentalidade portuguesa, o dobro do tempo passou e não houve resposta. Eu mesmo contactei o SEF para ver qual era o problema, mas não obtive resposta. Finalmente, descobri que há algo chamado SOLVIT. É uma organização localizada em cada Estado-Membro da UE destinada a ajudar os estrangeiros com o processo burocrático, estes especialmente prolongados. Um dos benefícios é o facto de que é possivel descrever o problema na sua língua nacional e, em seguida, é transferido do SOLVIT do seu país de origem para o país onde ocorreu o problema. Devido a uma intervenção muito útil do SOLVIT português eu tive o cartão de residência dentro de duas semanas desde a data do pedido. Era incrível que algo pudesse ser resolvido dentro de um prazo tão curto, enquanto no procedimento normal levava meses. É muito curioso, porque cinco ou seis anos atrás eu tive dificuldades com o registo e agora eu trabalho como funcionário público e preparo o Decreto-Lei e Portaria para o governo Português sobre biocombustíveis.

Para finalizar, gostaria de agradecer ao SOLVIT pela ajuda com o cartão de residência.
Hiperligação:
SOLVIT - Portugal
Rafal Bogel
(Formando da Polónia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo