O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

As minhas primeiras experiências em Portugal


 Em Dezembro de 1998 cheguei eu, o meu marido e os meus três filhos. Foi um dia difícil para começar uma nova vida sem sabermos a língua nem as tradições nem a cultura. A primeira coisa que nós começámos a fazer foi comprar os livros para tradução do francês para português e fizemos a inscrição dos filhos na escola.
Primeiro fiquei muito contente com as professoras. Ajudaram-me e explicaram-me como se fazem as equivalências.
Nós começámos a falar português pouco a pouco. Tenho uma grande sorte por viver em Portugal porque os portugueses são simpáticos, acolhedores e gostam dos estrangeiros. Estou muito feliz por viver cá.
Fatiha
(Formanda da Argélia)



Eu cheguei a Portugal no dia 25 de Setembro de 2010. Era a primeira vez que via Lisboa. No dia 26 de Setembro fui com uma amiga minha visitar a cidade de Almada.
Portugal é um país muito giro, com paisagens variadas. Não é muito diferente de França, só na comida (aqui cozinhamos sempre com azeite). Mas o mais agradável em Portugal são as pessoas, que são muito simpáticas, assim como a cooperativa onde eu trabalho.
Eu espero que esta primeira impressão continue.
Silvia
(Formanda de França)



Desde os primeiros dias, quando cheguei a Portugal, que fiquei fascinada. Aqui é tudo muito bonito. Eu vim para construir o meu futuro. Desde que comecei a trabalhar num restaurante, aprendi a cozinhar pratos portugueses. Todos os dias aprendo a língua portuguesa.
Diana
(Formanda da Moldávia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Cheguei em Portugal em 2007 com um aproposta de trabalho para representacao de uma sucursal Inglesa em Lisboa,fiquei admirado com tanta beleza que esse pais tem ,e a riquesa de sua culinaria que muito se parece com Brasileira, tambem e um Pais que abre Portas aos estrangeiros dando oportunidades de ser cidadaos Obrigado Portugal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo