O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

A «Comunidade de Leitores» na ES D. Dinis


O Centro Novas Oportunidades de Cacilhas e a BECRE realizaram a terceira comunidade de leitores, no âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler+/Plano Nacional de Leitura.
A convite de duas professoras de Português e da professora bibliotecária da Escola Secundária de D. Dinis, deslocámo-nos, em itinerância, ao Centro de Recursos Educativos Ana Marques, onde fomos principescamente recebidos.

Representação gráfica de Mónica
por Joana Mourato

O grupo, que considerou a actividade pertinente e oportuna, era constituído por professores, profissionais e formadores do Centro Novas Oportunidades de Cacilhas, formandos dos cursos EFA (nível Básico e Secundário) das duas escolas, adultos em processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC) e alunos do Ensino Recorrente por Módulos Capitalizáveis partilharam, entusiasta e espontaneamente, as suas impressões de leitura em torno do conto “Retrato de Mónica” integrado na obra Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner. Foram momentos enriquecedores de partilha e de interacção, contribuindo para promover o prazer de ler e de escrever, o que consideramos crucial para o desenvolvimento integral dos adultos.

Tal como refere Sophia,
«A poesia é oferecida a cada pessoa só uma vez
e o efeito da negação é irreversível».


Por decisão dos membros da «Comunidade de Leitores»,
a próxima sessão acontecerá a 23 de Março de 2011 pelas 19:30 horas
nas instalações da BECRE.

O livro escolhido foi:


Joana Mourato
 José Fernando Vasco
 José Lourenço Cunha
Manuela Ventura Santos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo