O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Filosofia em Directo» por Desidério Murcho

Disponível para consulta na BECRE

O oitavo volume da colecção «Ensaios da Fundação», intitulado «Filosofia em Directo» e de Desidério Murcho, pretende contribuir para uma «formação elementar em Filosofia», considerada pelo autor como «importante porque nos ensina a pensar melhor [isto é, de forma criativa e rigorosa] sobre problemas de tal modo complexos que a tentação é desistir de tentar resolvê-los».
O presente volume aborda questões tão importantes como a democracia, a liberdade, a autonomia, o valor, o sentido, a realidade, a contingência, o raciocínio e a verdade.

Para o professor de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil), «o reconhecimento da nossa falibilidade obriga [...]a rever continuamente os nossos argumentos e convicções, confrontando-os com as melhores posições contrárias, quer conhecidas, quer as que somos capaz de imaginar, [ou seja], reconhecer a falibilidade humana implica o abandono dos discursos sedutores e do  dogmatismo.»

Outros títulos da mesma colecção disponíveis na BECRE:





Artigos relacionados:
«Difícil é educá-los» por David Justino
«O Ensino do Português» de Maria do Carmo Vieira

Hiperligações: 
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Pordata
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo