O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Os mistérios da casa»

Eu não sei como são os outros, mas eu tenho a casa toda cheia de mistérios: coisas estranhas, inexplicáveis, lugares muitos interessantes que me fascinam (embora a Mãe não me deixe lá). Mas, os mais especiais para mim são ... os Monstros!!!
Eu sou um rapaz graaaande, já um homem. Não tenho medo de nada, nem daquela caixa que a mãe tem e fala com ela, fala, fala.... Vou dizer-vos um segredo: o Pai está lá dentro! É verdade, eu ouvi-o, ele fala às vezes comigo. Eu nem posso imaginar como é possível que um homem tão grande como é o meu pai possa ficar lá na caixa! E às vezes o avô...a avó ficam lá dentro.
A Mãe tem também uma outra caixa, e maior do que a segunda sobre a qual eu falei. Ali ficam os meus avós da Moldávia e os meus tios. Eles conversam comigo e eu vejo-os. A caixa é muito inteligente, logo que eu acordo de manhã ela começa a cantar, ela já sabe a música que eu gosto. Temos em casa mais uma caixa, grandinha, mas não é tão inteligente, não quer falar comigo. Os homens que vivem dentro dela conversam só uns com outros, riem, choram mas não me querem responder. Mas não me preocupo com estes. Não tenho tempo para eles, tenho que lutar com um monstro pequeno, ele faz tanto barulho em casa e estraga tudo o que eu fiz durante o dia, aspira tudo, as migalhas de pão, pedaços de papel que eu rasguei... Hmm, olha,a minha mãe, em vez de ficar do meu lado, ajuda-o!!! Aiiiiiiiii, essa mãe!
Foi uma batalha feroz, demorou muito tempo, lutámos por toda a casa, mas eu sou mais forte. Finalmente eu parei-a. Eu sou vencedor, o monstro partiu do meu território para o seu lugar! Sou tão feliz!!!
O quê? ...um outro monstro na cozinha??? Com olhos de queimadores e com a cara de vidro. Oh não, ele tirou lá de dentro a minha comida, e ela gira, gira... Eu grito: deixa a minha comida, deixa-a!!!
Hmm, mas ele é muito obediente, se calhar ele viu como eu lutei com o outro monstro e percebeu que não vale a pena medir-se comigo, eu sou mais forte. E ainda devolveu a comida quentinha...mmm,é óptima!
Que bom este monstrinho! É mesmo engraçado!
Oh, meu Deus! Esta casa está toda cheia de monstros, um outro, graaaaaaaaaaande roubou a minha roupinha enquanto eu tinha pedido a comida ao segundo monstro. Mas já tenho experiência na luta com eles. Tenho só que exigir que ele me devolva a roupinha e pronto, já estará tudo feito! Respiro fundo e grito: quero a minha roupa, agora mesmo!!!
Pode ser que ele não tenha ouvido porque continua a mexer e a rodar o conteúdo da barriga como se não fosse nada. Não faz mal, eu peço mais uma vez,com mais convicção: quero a minha roupa, quero a minha roupa!
Vejo que ele já começa a reagir porque está a rodar mais depressa, mais depressa...e...
Oh, não, ele agora está mesmo furioso, começa a berrar, mais e mais e fazer um barulho terrível, roda tão rapidamente, rapidamente... Oooooooooo,ele quer apanhar-me! Sinto que tenho medo,ele quer apanhar -me mesmo, e este barulho terrível ....
AH, Mãe, Mãe!!! O monstro quer apanhar-me, eu estou a fugir mas ele está cada vez mais furioso! Ainda bem que tenho este carrinho, porque se fosse fugir só com os meus pés, já estava há muito tempo na barriga do monstro.
Ohhh, que sorte, a Mãe veio rapidamente e salvei-me. Se fosse um pouco mais tarde nem imagino o que podia acontecer.
Que alegria, que bênção ficar ao colo da Mãe! É por isso que eu gosto tanto de ficar sempre ao colo da minha Mãe. Sinto-me sempre em segurança!!!

 R (9 meses)
e a mãe, Rodica
(formanda da Moldávia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo