O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«O meu voluntariado»

Chamo-me Silvia, tenho 27 anos e estou em Portugal há quatro meses.
Estou em Portugal no âmbito de um serviço voluntário europeu. Para as pessoas que não o conhecem, vou fazer uma apresentação:

- O serviço voluntário europeu é uma acção de cidadania dentro da União Europeia. O objectivo é desenvolver a solidariedade e promover a tolerência entre os jovens.

É uma medida do programa “juventude em acção”, instituído pela Comissão Europeia. Participar nesta acção permite de sentir-me útil, reforçar (ou fortalecer) a coesão social e fazer parte duma cidadania activa.

2011 é o ano do voluntariado na Europa. Para fazer voluntariado é essencial conhecer os pontos principais:

1- ESTAR ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações.

2- TRADUZ-SE num conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, expressando o trabalho voluntário.

3- DESENVOLVE-SE através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.

4- CORRESPONDE a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário (http://www.voluntariado.pt/left.asp?02.01).

Eu escolhi o meu projecto numa base de dados, disponível a todos. Existem várias associações, isso depende da ambição de cada um.
Neste momento trabalho para uma cooperativa de comércio justo no Pragal. Somos uma cooperativa e uma ONGD. Tratamos de vários assuntos como a economia solidária, o turismo ético e o consumo responsável. Esta cooperativa tem uma loja cujos produtos provêm do comércio justo.
Quando cheguei a Portugal foi difícil, porque estava longe da minha família - era a primeira vez que estava sozinha, longe do meu país.
Agora posso dizer que é uma grande experiência e muito interessante. Descobrir um novo país, uma nova cultura e um estilo (modo/tipo) de vida, diferente do meu país é muito gratificante.
Portugal é um país de que gosto muito, tanto pela sua diversidade climática, comida e paisagens. De norte a sul há muitas riquezas para descobrir.
No entanto, o Serviço Voluntário Europeu permite todas estas coisas, dá uma oportunidade para conhecer um outro país.
Também é uma forma de aprendizagem pessoal e profissional e permite aprender uma nova língua.
Assim, o SVE é uma troca de experiências que recomendo a todos.

Silvia Mione
(Formanda de França)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo