O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«O Prazer de Ler em Família», com Rui Paiva


Realizou-se no dia 2 de Fevereiro, pelas 19:30 horas, na Biblioteca/Centro de Recursos da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, no âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler + (Plano Nacional de Leitura), a sessão «O Prazer de Ler VIII – A Leitura em Família», dinamizada pelo professor da nossa escola, Rui Almeida Paiva, autor da obra A Mala Rápida do Senhor Parado, incluída na lista do PNL.


Os presentes tiveram oportunidade de conhecer a referida obra e reflectir sobre a(s) mensagem(s) que a mesma transmite:
- através da leitura podemos viajar pelo mundo sem sairmos do mesmo sítio e reparar nas coisas belas que há na vida, como o amor;
- a leitura é uma fonte de conhecimento e de prazer.


Seguidamente, o professor Rui Paiva, de forma interactiva, respondeu a questões colocadas pelos adultos, deu sugestões de leitura e dinamizou uma actividade de expressão escrita – elaboração de um texto com condicionantes: o início da história e três expressões indicadas. Assim, fomentou a escrita criativa e, consequentemente, a imaginação.
A finalizar, ficou acordada a realização de uma nova sessão, na vertente a leitura em família, no sentido dos adultos terem oportunidade de partilhar as suas vivências.

Não podemos deixar de sublinhar e agradecer o modo entusiasta e afável com que o professor/escritor nos presenteou – uma maravilhosa viagem pelo mundo da fantasia.

José Fernando Vasco (fotos)
José Lourenço Cunha (texto)
Manuela Ventura Santos (texto)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo