«Em 1850, o estado das estradas portuguesas não podia ser pior. A única via decente era a que ligava a capital a Coimbra [...] Fontes Pereira de Melo acreditava que a circulação - das coisas, dos homens, das ideias - era positiva. Foram os governos a que presidiu, ou em que teve assento, que, entre 1856 e 1886, planearam e construíram 82,5 % dos 2153 quilómetros de vias férreas existentes.
[...] A 7 de Maio de 1853, [...] Fontes inaugurava as obras. Se conseguisse iniciar a linha entre Lisboa e o Carregado, pensou, o resto viria por acréscimo. O resto era nada mais, nada menos, do que a união do país à Europa. A ele, sobretudo a ele, o devemos»
Fonte: contracapa.
MÓNICA, Maria Filomena
Fontes Pereira de Melo : Uma biografia / Maria Filomena Mónica ; rev. e índice José João Leiria. - 3ª ed. revista e aumentada. - Lisboa : Alêtheia Editores, 2009. - 261 p. : Fotografias, reproduções de documentos
300950/09
978-989-622-186-7
História de Portugal / Portugal - século 19 / Melo, Fontes Pereira de / Portugal - transportes - século 19 / Portugal - comunicações - século 19
CDU: 94(469) Melo, Fontes Pereira de
Cota: 94(469) Melo, Fontes Pereira de HIS POR MON ESCT 04432
A obra contém os seguintes capítulos:
Introdução
I - O fomento (1851-1856)
II - O tirocínio: o reino, a fazenda, a guerra (1859-1870)
III - A crise política e o nascimento do Partido Regenerador (1868-1877)
IV - As reformas políticas: 1878
V - Uma nova lei eleitoral (1881-1884)
VI - A revisão constitucional e depois (1885-1887)
Conclusão
Bibliografia
Uma obra verdadeiramente indispensável para alunos de História A (11º ano) e para todos os interessados em perceber o contributo de Fontes Pereira de Melo e do Fontismo para o mais importante surto de desenvolvimento de Portugal durante a monarquia constitucional.
José Fernando Vasco
Conceição Toscano, Sónia Lapa
(tratamento documental)
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