O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Leonardo da Vinci - o génio do segundo milénio

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi o génio absoluto do 2º milénio. Pintor, escultor, arquitecto,  anatomista  e, igualmente, visionário de um mundo da robótica futura que ele não poderia nunca prever, Leonardo ousou imaginar e sonhar, como testemunha muita da sua produção contida nos seus famosos cadernos de notas - um dos quais, o Codex Leicester, é propriedade de Bill Gates e já esteve em exposição em Portugal durante a Expo 98.
Contudo, o grande público conhecê-lo-à sobretudo como o autor de três das mais importantes obras pictóricas do Renascimento, a saber , "Virgem dos Rochedos", "Última Ceia" e "Gioconda [ou "Mona Lisa"].

A sua vida e obra, alvo de admiração mas repleta de mistérios e ambiguidades que a sua contemporaneidade fez brotar e a História alimentou, foi recentemente recuperada, para uns, e aviltada, para outros, fruto do grande êxito editorial de "O Código Da Vinci" de Dan Brown, obra essa igualmente cheia de ambiguidades e propositadamente colocada pelo seu autor naquela estreitíssima e perigosa fronteira entre a ficção e a fidelidade histórica. O livro foi adaptado para cinema por Ron Howard, com Tom Hanks como Robert Langdon.

DISPONÍVEL NA BECRE

MARRUCCHI, Giulia
Os Alvores do Renascimento / Giulia Marrucchi, Riccardo Belcari. - Porto : Público, 2006. - 431+[1] p : il. -
(A grande História da Arte ; 2)
84-9819-461-X
ARTE / RENASCIMENTO / GOTICO INTERNACIONAL / HISTORIA
CDU: 7.0
Cota: 7.0 ARTE MAR ESCT 00532





MARRUCCHI, Giulia
Renascimento e Maneirismo / Giulia Marrucchi, Riccardo Belcari. - Porto : Público, 2006. - 431+[1] p : il. -
(A grande História da Arte ; 3)
84-9819-8
ARTE / RENASCIMENTO / MANEIRISMO / HISTORIA
Cota: 7.0/ARTE/MAR ESCT 00533





Hiperligações recomendadas:

Leonardo da Vinci no YouTube:

José Fernando Vasco
Conceição Toscano (catalogação)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo