O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«A mala rápida do Senhor Parado» de Rui Almeida Paiva

Nascido pela primeira vez em 1977, crê-se que o autor preserva carinhosamente a sua rotina. As primeiras vinte e três horas do dia passa-as a fugir. A esconder-me, esta seria a expressão mais acertada, dir-nos-ia.
E a hora que te resta, perguntou-lhe uma vez uma criança atenta, como a utilizas? Essa hora é dedicada exclusivamente ao espanto. Por exemplo, hoje espantei-me dentro de uma paisagem, após ter aberto a janela de uma varanda. Nessa altura, nessa hora nasço sempre uma vez mais. O mais incrível (e é algo que tenho esperança vir a decifrar) é que quando o meu nascimento diário termina, acabo sempre por ser atraído até à minha mão esquerda, onde se move uma inquieta caneta de produzir histórias.

“A mala rápida do senhor Parado” foi fruto de um dos seus espantos que lhe valeram o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores e a Menção Honrosa do Prémio Branquinho da Fonseca – Gulbenkian/Jornal Expresso.



Resumo da história:

Para o senhor Parado, só seria possível para dar um belo passeio por outros países se permanecesse imóvel.
Sentado uma vida inteira num banco de uma estação de comboios, raramente duvidava dos seus aventureiros impulsos estáticos.
Por vezes até se justificava:
“Por que razão me haveria de dar ao trabalho de correr povoações de frente para trás, de alto a baixo, se eles (os países), e em último caso o mundo inteirinho, acabam sempre por vir aqui ter comigo?”
Contudo, um estranho pensamento surgiu-lhe dentro da cabeça. Será este pensamento suficientemente incómodo para o senhor Parado se levantar pela primeira vez?

Biografia de Rui Almeida Paiva:

* Menção Honrosa no Prémio Branquinho da Fonseca – Expresso/Gulbenkian 2005 com a obra “A mala rápida do senhor Parado”.
* Vencedor do Prémio Revelação APE/IPLB 2005 na área da escrita Infanto-Juvenil, com a obra “A mala rápida do senhor Parado”.
* Escreveu a Dramaturgia para o espectáculo “Ventre” apresentado no Festival Internacional de Artes de Rua de 2005 em Palmela.
* Escreveu os textos para o documentário “Da pele à pedra”, de Pedro Sena Nunes, apresentado no Doc.Lisboa 2005.
* Escreveu histórias infantis para o programa pedagógico da Companhia de Dança de Bailado Contemporâneo, durante todo o ano de 2004.
* Escreveu textos de suporte para o trabalho criativo “Cidade Nua”, espectáculo da Associação Vo`arte, em 2003/2004.
* Escreveu a Dramaturgia do espectáculo “Da pele à pedra”, no ano de 2004 e no ano de 2005.
* Dramaturgia da peça “Ponto de Fuga” apresentado no CCB, no ano de 2006.
* Dramaturgia da peça “Product”, apresentada no ano de 2007.
* Publica “A mala rápida do senhor Parado” em Dezembro de 2009 pela editora «Trinta por uma linha».
* Escreveu texto para a curta-metragem “Hope”, que ganhou prémio de melhor curta metragem na categoria de ensaio multimédia no festival Curtas Sadinas em 2010.

BECRE 
Quinta-feira, 27 de Maio de 2010 
15:20 horas
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo