O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Os museus e a educação para o património

Celebra-se no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. Este ano, o lema avançado pelo International Council of Museums (ICOM) será «Museus para a harmonia social».
Para além das muitas iniciativas e das obrigatórias e necessárias visitas presenciais, útil será sempre a visita virtual através dos sites disponibilizados na página inicial da BECRE.
Este dia deve igualmente constituir uma plataforma para a reflexão de todos acerca da missão dos museus e do papel desempenhado pela comunidade, num diálogo permanente e visando o contínuo crescimento dos valores de consciência patrimonial.
Chamando igualmente a atenção para as duas obras do fundo documental da BECRE:

Dossier documental de História: Museus e Instituições de Defesa e Conservação do Património Histórico, compilação de documentos publicados por alguns dos nossos museus.






Com introdução e coordenação editorial de João Carlos Brigola - Coleccionismo no século XVIII: textos e documentos, essencial para o estudo da génese da constituição dos museus a partir do coleccionismo.






Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo