O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Estreias no Cinema: Shirin

Título original: Shirin
De: Abbas Kiarostami
Com: Rana Azadivar, Vishka Asayesh, Darya Ashouri, Pegah Ahangarani, Shiva Ebrahimi, Niloofar Adibpour, Khatareh Asadi , Juliette Binoche
Género: Drama
Classificacao: M/12
Irão, 2008, Cores, 94 min.

Abbas Kiarostami encena "A História de Khosrow e Shirin", um poema persa do século XII sobre os amores de uma princesa arménia pelo rei da Pérsia e sobre o triângulo amoroso que se forma quando Shirin conhece Farhad. Essa encenação é seguida pelo olhar de 114 mulheres sentadas numa sala de espectáculos - 113 actrizes iranianas de quatro gerações e 1 europeia, Juliette Binoche. Tudo o que acontece naquele palco é vedado ao espectador, que apenas vê a beleza daquelas mulheres, os seus rostos e suas emoções: o choro, o riso, o prazer e o sofrimento.
"Shirin" é uma homenagem pessoal e consciente do realizador a todas as mulheres do mundo, mas muito especialmente às mulheres iranianas que sempre foram vistas em segundo plano.

Fonte: Público
Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo