"O problema que se punha ao Harvard Project Physics era o de projectar um curso humanístico que fosse útil e interessante para alunos com uma gama variada de capacidades, conhecimentos prévios e projectos futuros de carreira. Na prática, significava projectar um curso que deveria ter os seguintes efeitos:
1 - Ajudar os alunos a aumentarem o seu conhecimento do mundo físico concentrando-o nas ideias que melhor caracterizam a física enquanto ciência, em vez de os centrar em pedaços isolados de informação.
2 - Ajudar os alunos a verem a física como uma maravilhosa actividade com muitas facetas humanas. Isto significa apresentar o assunto numa perspectiva cultural e histórica, e mostrar que as ideias da física têm uma tradição ao mesmo tempo que modos de adaptação e mudança evolutivos.
3 - Aumentar a oportunidade de cada aluno na participação em experiências de ciência, imediatamente compensadoras, mesmo quando adquirindo o conhecimento e as capacidades úteis a longo prazo.
3 - Aumentar a oportunidade de cada aluno na participação em experiências de ciência, imediatamente compensadoras, mesmo quando adquirindo o conhecimento e as capacidades úteis a longo prazo.
4 - Tornar possível aos professores a adaptação do curso aos interesses e capacidades variados dos seus alunos.
5 - Ter em conta a importância do professor no processo educativo no vasto espectro de situações de ensino."
(do Prefácio, 1970)
Unidade 2 - Movimento nos Céus.
Unidade 3 - O Triunfo da Mecânica.
DISPONÍVEIS NA BECRE
O Project Physics Course aparece nos Estados Unidos da América em 1970, tendo sido organizado por um grupo de professores da Graduate School of Education (Universidade de Harvard) «atento à camada jovem que começava a desinteressar-se da ciência» (do Prefácio da Edição Portuguesa, 1978).
Em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian tornou este projecto acessível a todos os professores e alunos com a publicação desta obra em 1978, intitulada "Projecto Física".
É um trabalho notável a todos os títulos e que, por isso mesmo, permanece perfeitamente actualizado. As explicações teóricas recheadas de histórias e nomes da ciência, as ilustrações e fotografias adequadas à fluidez do texto, seguidas, em cada capítulo, de um "Guia de Estudo" com diversos exercícios sobre a matéria explicada, e um "Manual de Experiências e Actividades", fazem as delícias destes três volumes de ciência bastante didácticos e deveras humanos. Com um índice alfabético para facilitar a consulta dos assuntos. Resta ainda a transcrição de um problema, para aguçar a curiosidade em consultá-los (ou o desafio de resolvê-lo):
"Empilhe várias peças de um jogo de damas. Coloque outra peça na mesa, à frente da pilha, e atire-a com os dedos (como se estivesse a jogar ao berlinde) de encontro à base da pilha. Será capaz de explicar o que se passa, à luz da primeira lei de Newton?" (Unidade 1, p.179)
Rosa Espada
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