O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

"Vamos Compreender a Terra" - Um manual sobre Geologia

"Necessitávamos de um texto barato que cobrisse a mesma área de conhecimentos que era exigida na parte de Ciências da Terra do "Foundation Course in Science" da Open University, mas que ao tratar destes assuntos em mais promenor do que o nosso tempo permitisse (sic), não contivessse material muito despropositado. O livro deveria estar no nível adequado - nada de altas matemáticas ou física avançada - mas com abundantes ideias que estimulassem a imaginação e dessem resposta a muitas questões actuais. Acima de tudo, talvez pretendessemos um livro que apoiasse o nosso curso, mas dando ênfase a que as ciências da Terra são ciências vivas e vitais e de que os cientistas de hoje há muito se divorciaram da velha mentalidade em que a imagem de cientista era associada a cavalheiros barbudos diligentemente limpando o pó das colecções de rochas, minerais e fósseis dos museus."

(do Prefácio, 1970)

Índice: (alguns capítulos)
1. Minerais e Rochas
2. A Medição do Tempo Geológico
3. A Composição da Terra
7. O Sistema Terra-Lua
8. Meteoritos
11. A Terra Primitiva
14. A Evolução e o Registo Fóssil
15. Deriva dos Continentes
16. Expansão dos Fundos Oceânicos
19. Tectónica de Placas
20. Orogenia
21. Vulcanismo e Crusta Terrestre
22. Localização de Jazigos Minerais
27. Os Recursos e o Ambiente


DISPONÍVEL NA BECRE

Um grupo de professores e investigadores (geólogos e biólogos) da Universidade de Coimbra traduziu este livro para a língua portuguesa no início da década de 80. "Vamos Compreender a Terra" (1984) é uma obra elaborada por cientistas da Terra, para a parte das Ciências da Terra do "Foundation Course in Science" da Open University (Walton Hall, Buckinghamshire, Inglaterra).
Os capítulos são da autoria de cientistas com reputação internacional (22 no total) que escrevem dentro das suas especialidades. Os diferentes temas são antecedidos por textos introdutórios que esclarecem conceitos sobre a história e filosofia das Geociências e apresentam uma síntese sobre o significado e implicação de cada tema.
Com fotografias e esquemas legendados, glossário e índice alfabético.
Rosa Espada

2 comentários:

Angela Gordo disse...

Conheço bem o livro, estudei por ele no Liceu.
Já não o tenho em casa, emprestei-o e assim desaparecem muitos livros.

Helena Cruz disse...

Também o conheço bem!!
Mas,no meu caso, foi um instrumento de trabalho na Faculdade,assim como, um excelente apoio à preparação de aulas, já como professora.
Bons tempos em que com menos informação a aprendizagem era bem mais estimulante!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo