O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Os Presidentes da 1ª República Portuguesa

O projecto Historiando propôs-se, no presente ano lectivo, comemorar o centenário da implantação da República. Entre as actividades propostas, surgiu uma actividade interdisciplinar nas áreas da História da Cultura e das Artes e Design Gráfico, que consistiu na elaboração de caricaturas relativas aos presidentes da primeira república, realizada no curso Técnico de Design Gráfico (1º ano).
Na disciplina de História da Cultura e das Artes procedeu-se à contextualização histórica, pesquisa e selecção das imagens dos respectivos presidentes e posteriormente estas foram entregues ao colega de Design Gráfico, que as trabalhou com os alunos direccionando o seu trabalho para a caricatura.


Neste trabalho destacou-se o aluno João Fernandes,
autor do conjunto de caricaturas seleccionadas para a mostra da escola.
Efectivamente, é de realçar a importância da realização deste tipo de actividades, pois através destas é possível envolver alunos e professores na comemoração de efemérides históricas, sensibilizando os estudantes para o papel desempenhado pelo conhecimento Histórico no seu quotidiano, através da celebração destes acontecimentos significativos da História nacional e mundial.
Carla Oliveira (professora de HCA)
César Torres (professor de Design gráfico)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo